sábado, 1 de junho de 2013

Paróquia Nossa Senhora das Grotas - Catedral Diocesana.



Catedral - Santuário Nossa Senhora das Grotas
Resid.: Praça da Catedral Nossa Senhora das Grotas, s/nº 
Centro - 48.903 - 970 - Juazeiro - BA
Tel.: (74) 3611-2379


Histórico:

A Paróquia Nossa Senhora das Grotas, foi fundada em 26 de março de 1840, pertencendo diretamente à Arquidiocese de São Salvador – Bahia, até o ano de 1913, quando foi criada a Diocese da Barra. Tendo como primeiro Vigário da Paróquia de Juazeiro, o Padre Caetano de Araujo Mato Grosso, que dedicou a sua vida à Paróquia, Sendo nomeado, Vigário em caráter perpétuo e empossado a 24 de agosto de 1841, permanecendo a serviço de Deus e da Santíssima Virgem, durante 44 anos, falecendo no dia 15 de outubro de 1885, em um prédio na Rua Visconde do Rio Branco na Vila de Juazeiro.
A Imagem da Virgem Senhora das Grotas, ficava hospedada na Casa de Passagem da Vila Juazeiro, durante todo esse tempo, até que então foi criada a primeira Igreja Matriz, onde em 1833 já a existia, a Vila também chamada de Nossa Senhora das Grotas do Joaseiro, que deu origem à atual sede do município, sucessivamente, tornando-se a Padroeira da Cidade de Juazeiro Bahia. 

A Segunda Igreja Matriz, foi ainda construída por Pe. Caetano, com muitos esforços para concluir a obra que iniciou em 1854, quando foi assentada a pedra principal da construção do novo templo. Faltavam, então, apenas 23 anos, para o desabamento da primeira Igreja Matriz de Nossa Senhora das Grotas de Juazeiro, ocorrido em 1887. Assim, foi inaugurada em 1868 por Pe. Caetano de Araujo Mato Grosso. Vale salientar-se que quatorze anos depois de iniciada, ainda estava incompleta a segunda Igreja de Nossa Senhora das Grotas, da Vila de Juazeiro. A população da Vila de Juazeiro embora muito pobre, todos continuava oferecendo suas contribuições e os trabalhos se arrastando lentamente. Dez anos mais tarde, em 1878, foram concluídos os altares da nova Igreja que, a 08 (oito) de setembro daquele ano, era festivamente reinaugurada, feliz o Pe Mato Grosso por haver atingido a grande meta de sua vida. Anos depois, por volta de 1954, foi reformada antiga igreja matriz de Nossa Senhora das Grotas, para a comemoração do Ano da Graça – 1956, onde a comemorou os 150 Anos do surgimento da Virgem Senhora das Grotas.

Em 1962, a Segunda Igreja Matriz, passou pequenas reformas na fachada para a implantação da Diocese, tornando-se Igreja Mãe da Diocese de Juazeiro. A cidade festejou com o maior júbilo em 10 de fevereiro de 1963, a solene instalação da Diocese e a posse do seu primeiro bispo Dom Tomás Murphy Guilherme C. Ss. R, em atos presididos pelo Excelentíssimo Senhor Bispo da Diocese de Barra do Rio Grande - Dom João Batista Muniz, da Congregação do Santíssimo Redentor, e delegado do Excelentíssimo Senhor Núncio Apostólico - Dom Armando Lombardi.

Em 1990, a Paróquia Nossa Senhora das Grotas, Comemorou com muito alegria seu Sesquicentenário (150 anos), Em frente à paróquia estava, Pe. Reinivaldo Braga da Silva. A cidade comemorou com enorme alegria, a magnífica fundação da Paróquia.

Hoje em sua festa, a procissão de Nossa Senhora das Grotas, leva em torno de 70 a 80 mil fieis as ruas de Juazeiro Bahia no dia 08 de Setembro. Em 2012, A Diocese de Juazeiro, comemorou o seu Jubileu de Ouro (50 anos de fundação), tendo como tema “50 anos de Missão a Serviço da Vida” e o lema “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” foi um momento extraordinário, de missão, de reflexão e de oração, contando momentos majestosos, como a edição da bíblia comemorativa do jubileu, a peregrinação da imagem da Padroeira passando por todas as paróquias e a participação de todos os Bispos do Regional Nordeste III (NE 3) e o Excelentíssimo Senhor Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, durante a abertura do Ano Jubilar no novenário da Padroeira de 2011. Sendo um ano missionário e vocacional. 

No dia 21 de junho de 2014 a Catedral da Diocese de Juazeiro – dedicada a Nossa Senhora das Grotas, foi elevada à Santuário. A data faz memória aos 60 anos de dedicação da igreja a catedral da Virgem Senhora das Grotas. No entanto, vale enfatizar que a devoção à referida santa deu-se por volta de 1706, quando o índio encontrou a imagem de Nossa Senhora nas grotas do Rio São Francisco. A solenidade iniciou com a procissão de entrada, vindo do espaço do Brasinha na rua lateral à catedral em direção à entrada principal onde a placa foi descerrada pelo bispo da Diocese – Dom José Geraldo da Cruz. Logo após o chanceler do Episcopado – Padre Íbis Cassius leu o decreto solene, enfatizando que “o santuário atende ao pedido de inúmeros fiéis devotos e em conformidade com os Cânones 1230 a 1234 do Código de Direito Canônico pelo presente decreto a Igreja Catedral dedicada a Nossa Senhora das Grotas há mais de 300 anos na cidade de Juazeiro – Ba fica elevada canonicamente eregida como Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Grotas”. O mesmo decreto também nomeou o primeiro Reitor do Santuário – Monsenhor Josemar Mota da Silva. A partir da data de elevação, o santuário passa a ser um lugar ainda mais voltado à piedade e devoção, que contará com a celebração diária da santa missa, bem como a constante presença de sacerdotes para ministrar o sacramento da confissão aos fiéis penitentes que ocorrerem ao santuário. Vale ressaltar, que foi concedido ao referido santuário a faculdade de ser o dispensador das indulgências parciais e plenárias aos fiéis que cumprirem todas as condições estabelecidas pelos cânones 992 a 997 do Código de Direito Canônico, bem como das demais orientações emanadas do Magistério Oficial da Igreja, do Santuário Nossa Senhora das Grotas e das demais paróquias da Diocese, conforme informou o Chanceler do Episcopado Padre Íbis Cassius Demetrius de Sales Pereiral, ao ler o decreto de elevação do santuário.

Logo após a leitura do decreto, o bispo da Diocese de Juazeiro abriu solenemente a porta de entrada da Catedral – Santuário e deu-se início a celebração solene. Estavam presentes os arcebispos de Feira de Santana e Vitória da Conquista – Dom Itamar Viana e Dom Frei Luís Gonzaga Silva Pepeu, respectivamente. Além dos seguintes bispos: Dom Manoel dos Reis Farias (Diocese de Petrolina – PE), Dom Guido Zendron (Diocese de Paulo Afonso - BA), Dom André De Witte (Diocese de Rui Barbosa - BA), Dom Francisco Canindé Palhano (Diocese de Senhor do Bonfim - BA), Dom João Santos Cardoso (Diocese de São Raimundo Nonato – PI). Ainda estavam presentes padres, seminaristas e religiosas da Diocese de Juazeiro, religiosas da Arquidiocese de Vitória da Conquista, Monsenhor Milton Porfírio dos Santos (Vigário Geral da Diocese de Petrolina) e familiares do bispo da Diocese de Juazeiro (delegação de 17 pessoas). Além disso, estiveram presentes devotos das mais diversas comunidades e paróquias da Diocese de Juazeiro e dioceses circunvizinhas. Durante a homília, Dom José Geraldo lembrou o trabalho de reforma da Catedral, enfatizando a importância do Santuário Nossa Senhora das Grotas para a Diocese, afirmando que o Santuário é a Casa de Deus. Ao fim da Solene Missa, Dom José Geraldo abençoou om quadro-mosaico colocado na área externa do Santuário.

Hoje a Paróquia da Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas, é composta por mais de 35 comunidades na sede e no interior de Juazeiro, Contendo diversas pastorais e movimentos, abrangendo mais de 180.000 habitantes, tendo como as principais festividades as festas da Páscoa, de Pentecoste, da Padroeira e do Natal. A Imagem de Nossa Senhora das Grotas, completará 310 anos em 2016 e é venerada com muito amor, respeito e devoção, permanecendo em ótimo estado de conservação no Altar-Mor da Catedral Diocesana de Nossa Senhora das Grotas - Juazeiro Bahia.


Presbíteros:


Pe. Josemar Mota da Silva - Nasc.: 13/05/1976
Resid.: Praça da Catedral Nossa Senhora das Grotas, s/nº 
Centro - 48.903 - 970 - Juazeiro - BA
Tel.: (74) 3611-2379 Cel.: (74) 8815-1950
Email: josemar.mota@hotmail.com



Pe. Isael da Silva Brito - Nasc.: 01/01/1985
Resid.: Praça da Catedral Nossa Senhora das Grotas, s/nº 
Centro - 48.903 - 970 - Juazeiro - BA
Tel.: (74) 3611-2379 Cel.: (74) 8855-7901
Email: britouaua@live.com

 

Assine a nosso Email

Contate o nosso Email:

pascom.diocesejuazeiroba@gmail.com

Tema Campanha da Fraternidade 2017

"Biomas brasileiros e defesa da vida."