sábado, 1 de junho de 2013

Paróquia Santa Teresinha - Juazeiro.

Paróquia Santa Teresinha
Praça Santa Teresinha, s/nº - Piranga
48900-130 Juazeiro-BA
www.paroquiasantateresinha.blogspot.com

Histórico:

A Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, tendo sua igreja Matriz situada no bairro Piranga, em Juazeiro, foi criada oficialmente em 06 de Março de 1966, pelo 1º Bispo de Juazeiro, Dom Tomás Guilherme Murphy. Do começo do ano de 1964 até junho de 1965, o Padre irlandês João Meyers assumiu a paróquia, autorizado por D. Tomás, até a chegada de Padre Martinho, em dezembro de 1964. É uma das paróquias mais antigas e com grande número de comunidades em Juazeiro. Durante todos esses anos na paróquia passaram diversos padres que foram deixando sua marca pelo seu modo de trabalhar, contribuindo para a evangelização. Atualmente o pároco é o Padre Íbis Cassius, que está dando continuidade ao apelo do nosso bispo de cuidar das capelas. Junto aos sacerdotes, passaram pela paróquia irmãs religiosas que tiveram sua importância para o crescimento das comunidades, dando suporte às pastorais e movimentos. São elas: as Oblatas, que tiveram que deixar a Diocese e as Irmãs de São Carlos Borromeu, que residem no Setor Pastoral Nossa Senhora de Fátima.
A paróquia atualmente é composta por 12 comunidades na sede e 18 no interior. Porém, antigamente a paróquia Nossa Senhora Aparecida e suas comunidades pertenciam a Santa Teresinha e, em breve mais uma comunidade deverá ser desmembrada para se tornar paróquia: O Setor Pastoral Nossa Senhora de Fátima. Existem os seguintes movimentos: Mãe Rainha, Terço dos Homens, Legião de Maria, Vicentinos, RCC e as pastorais: Familiar, da Criança e da Pessoa Idosa.
Ao longo dos anos a paróquia promove diversas atividades, como excursões coordenadas pelas pastorais e movimentos, jantar do dia das Mães, Festival de prêmios. Durante o Novenário e Festa de Santa Teresinha, há a Corrida de Santa Teresinha e o Festival de Dança e Interpretação Musical, além de bingos e feijoadas. A Paróquia está preparando seu Jubileu de Ouro rendendo graças a Deus por, ao longo desses anos, levar a palavra de Deus a todos, e seguindo o exemplo de Santa Teresinha “fazendo bem na terra, sem descanso, até ser completo o número dos eleitos”.

Presbíteros:

Pe. Íbis Cassius Demetrius de Sales Pereiral