sábado, 1 de junho de 2013

48903-130 - Cx. P. 192/48903-970 Juazeiro-BA
Tel.: (74) 3613 2360

Histórico:

A Paróquia Santo Afonso foi fundada pelo 1º Bispo da Diocese de Juazeiro/BA, Dom Thomas Murphy, em 24 de dezembro de 1969, com o desejo de melhor entender a população do bairro Castelo Branco e adjacências. O primeiro padre da Paróquia foi Pe. Marcos, que fundou o clube de mães em 1970. Em 1971 aconteceram Missões celebradas pelos Padres Redentoristas de São Paulo, Pe. Antonio, Pe. Gabriel e Pe. Alberto. O Pe. Marcos fundou a Legião de Maria no dia 25 de Fevereiro de 1971 e a catequese. O segundo padre da paróquia foi o Pe. Guilherme Fritz, fundador de um grupo de jovens com o nome JUSA (Jovens Unidos a Santo Afonso). O terceiro pároco foi o Pe. Adonias que construiu a capelinha. Tivemos ainda o Pe. Almeida, Pe. André, a Ir. Maria, Pe. Raimundo, Pe. Carlão, Pe. Zena, Pe. Gilberto Rosa, Pe. Jean Jacques, Pe. Ibís Cassius, Pe. Jose Severino (Zezé) e o Pe. Valmir Colombo. A paróquia em 2013 recebeu os padres Ednaldo Almeida da Silva e Jorge da Silva Souza, que assim como todos os que por aqui passaram, estão dando sua contribuição na Fé e no Servir. São religiosos estigmatinos que ficarão a serviço da Diocese nesta Paroquia, assumindo seus compromissos com a comunidade paroquial.
Fazem parte da Paroquia Santo Afonso as comunidades: Santa Luzia (Lomanto Junior), Santa Helena (Alto do Cruzeiro), Senhora de Sant’Ana (Alto do Alencar), N.  Sra. de Fatima (Tancredo Neves), São Francisco(Itaberaba), São José Operário (Tabuleiro), São Sebastião (Jardim Primavera). Ainda as comunidades no interior: como Areia, Pinhões, Abóbora, Lagoa do Boi, Açude da Rancharia, Tourão e Tanque Novo.
A paróquia Santo Afonso desenvolve em todas as comunidades da cidade as pastorais e movimentos: Catequese, Legião de Maria, Mãe Rainha, Apostolado da Oração e Dízimo. Em 2011 e 2012 a paróquia e todas as comunidades passaram por pequenas e ate mesmo grandes reformas para melhor acolher seus paroquianos e devotos.

Presbíteros:

Pe. Ednaldo Almeida da Silva