sábado, 1 de junho de 2013

Paróquia São Francisco - Sobradinho.

Paróquia São Francisco
Rua 03, nº 28 - Vila São Joaquim
48925-000 Sobradinho-BA

Histórico:

A paróquia surgiu dos acampamentos de trabalhadores vindos de todos os Estados do Nordeste para construção da barragem de Sobradinho. Vieram aos milhares, homens e mulheres. Homens maduros e jovens para o imenso canteiro das obras da CHESF, e mulheres para os bordéis, que tinham intensa vida noturna. Isso aconteceu em 1974.

Quando a barragem ficou pronta, milhares de pessoas ficaram sem trabalho e, consequentemente, sem meios para sobreviver. Somente  a mão de obra especializada foi aproveitada na construção de um nova barragem, em Itaparica. Em Sobradinho, sem saber para onde ir, arrancharam-se dez mil trabalhadores braçais. Formaram a enorme Vila São Joaquim, fora dos muros da CHESF, conhecida antigamente como “Vila dos cai duro” apelido este dado pela quantidade de crimes que aconteciam. Existe também a Vila Sant'Ana, construída para os técnicos de alto nível e a Vila São Francisco construída para os técnicos de nível médio. Hoje Sobradinho é constituída por aproximadamente 23 mil habitantes e tem como padroeiro São Francisco de Assis e co-padroeiros São Joaquim e Sant’Ana.

Pastorais atuantes: Pastoral do Dízimo, Juventude, da Criança, Renovação Carismática, Grupo Shalom, Legião de Maria, Grupo da Mãe Peregrina, Terço dos Homens, Comissão Municipal de Água e, atualmente, foi criado o Fórum de Entidades Populares de Sobradinho e Arredores. O Atual Pároco é Pe. Valmir Colombo.

Presbítero:

Pe. Valmir Colombo