quinta-feira, 1 de agosto de 2013

DIOCESE DE JUAZEIRO – BA

PARÓQUIA __________________

TERMO DE COMPROMISSO

Nós abaixo assinados, temos total conhecimento das normas estabelecidas por esta Paróquia para a celebração do Sacramento do Matrimônio a ser realizado na Matriz e\ou Capela, a saber:

1.      A celebração do sacramento do Matrimônio será no dia___de___às___, permitindo-se uma tolerância de, no máximo, 30(trinta) minutos. Entenda-se por inicio da celebração a hora marcada no processo do casamento, quando o padre deve iniciar e não somente o momento que os noivos, pais e padrinhos chegam à Igreja.
2.      A cerimônia terá inicio no horário indicado no item 01, independentemente da presença de terceiros;
3.      O atraso por parte dos noivos ou padrinhos, além do prazo de tolerância previsto no item 01, isenta o celebrante da obrigação de presidir o matrimônio no horário previsto, caso este tenha algum compromisso a ser realizado após esta cerimônia, combinando outro horário para a realização do sacramento.
4.      Para testemunhar a celebração é necessário somente um casal para cada noivo.
5.      Quanto à filmagem, no que diz respeito à luz dos refletores, a Igreja não se responsabiliza caso a potência sobrecarregue a iluminação da Igreja e esta venha a faltar. Aconselha-se neste caso o uso de geradores.
6.      Fica proibido remover do lugar qualquer objeto litúrgico, bem como os bancos da Igreja.
7.      Quanto à ornamentação não se pode tirar do altar-mor a ornamentação colocada, devido às celebrações do fim de semana. O Horário estabelecido para ornamentação da igreja é o horário comercial.
(De segunda a sexta das __horas às __horas e das __horas às __horas, no sábado das __horas às __horas). Depois deste horário o funcionário tem autorização para fechar a Igreja e pedir a retirada das pessoas que estão no seu interior mesmo que ainda não tenham terminado a ornamentação. A equipe de ornamentação deve retirar todos os seus pertences do interior da Igreja logo que termine a cerimônia.
8.      A Igreja não se responsabiliza por qualquer objeto deixado no seu interior antes durante e depois da cerimônia. Logo após a cerimônia todos os objetos da ornamentação deveram ser retirados da Igreja.
9.      Os nubentes se responsabilizam por quaisquer danos, advindos da celebração, causados à Igreja.
10.  O Cerimonial não pode distribuir água mineral antes ou durante a cerimônia.
11.  As músicas para a realização do matrimônio devem ser religiosas.
12.  A Paróquia não se responsabiliza caso o celebrante, não vinculado canonicamente a Diocese de Juazeiro, cause algum prejuízo aos nubentes. Neste caso o sacerdote previsto para a realização do sacramento assinará um termo de compromisso quanto o dia e horário previstos.  Este vindo a faltar por algum motivo deverá providenciar outro sacerdote para a realização do Matrimônio, bem como comunicar imediatamente o Pároco para que este autorize a realização do ato litúrgico.

E, por estarmos de acordo com estas normas, assinamos juntamente com as testemunhas abaixo subscritas este termo de compromisso em 02 vias de igual teor.

____/___________/20___

____________________________              ___________________________