quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Promulgação

Apresentação e Promulgação

A liturgia ocupa, na ação evangelizadora da Igreja, um lugar especial. Conforme o Concílio Vaticano II, ela é “o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda a sua força” (DGAE). É neste contexto que se devem ler, celebrar e acatar as orientações dadas, hoje, aos fiéis da nossa Diocese, no ano de seu Cinquentenário.

Desde 2006 que vínhamos buscando encontrar critérios comuns para a preparação e celebração dos Sacramentos. A equipe constituída para elaborar alguns subsídios e propor orientações, fez um extenso e minucioso trabalho de pesquisa e redação que, por sua vez, foi tema de reuniões do clero. Muitos pontos foram debatidos, mas nunca veio à luz um documento compacto, mais enxuto, enfatizando, sobretudo, as orientações pastorais. Entre os padres havia certo consenso, mas ficavam muitas dúvidas e diferenças, exigindo uma linha comum de ação.

Esta hora chegou, pois estão sendo ordenados novos presbíteros, estão chegando padres de Congregações religiosas, que não participaram deste processo e necessitam ter claras as orientações diocesanas sobre a celebração dos Sacramentos.

Na festa de Nossa Senhora das Grotas, no encerramento do Jubileu de Ouro da Diocese de Juazeiro, pedimos à nossa Padroeira que nos ajude a colocar em prática estas orientações que nos são dadas e promulgadas oficialmente.
Juazeiro, 08 de setembro de 2012.

Dom José Geraldo da Cruz, a.a.
Bispo Diocesano de Juazeiro – BA