sábado, 1 de junho de 2013

Paróquia Bom Jesus e São Benedito - Curaçá.

Paróquia Boa Jesus da Boa Morte
Rua Major Torres, 01 - Centro
48930-000 - Cx. P. 112/48900-970 Curaçá-BA

Histórico:
O atual município de Curaçá tem sua origem em épocas imemoriais, com o aparecimento, diz a lenda, de uma imagem de Santo Antônio no lugar denominado Pambu, à margem direita do Rio São Francisco, em um vale pitoresco. Esta imagem foi encontrada por portugueses que viviam na aldeia de Canabrava. Para registrar o fato, edificaram uma belíssima igreja no local do aparecimento, tido como milagroso. Partindo desta data começou o aldeamento de Pambu.

Nas proximidades deste mesmo local, em 1819, foi construída uma capela em honra do Senhor, Bom Jesus da Boa Morte, no porto de Capim Grosso. Ao redor desta igreja, no decorrer dos tempos, foram agrupando-se algumas habitações. Sendo elevada a freguesia (paróquia) pela Lei nº 488 de 06 de junho de 1853, com a transferência para ali da freguesia e Vila de Santo Antônio do Pambu, em virtude, da intransitabilidade dos portos desta última.

Bom Jesus é o padroeiro e São Benedito co-padroeiro. Comemoramos seus festejos em dezembro. Temos novena que começa no dia 23/12 e vai ate o dia 30/12, com o hasteamento da bandeira de São Benedito. As duas ultimas noites são mais festivas, pois também os marujos fazem sua apresentações no dia 31/12, o dia inteiro com Rei e Rainha.

A Paróquia é composta por 86 comunidades no interior. Na cidade temos 3 capelas e a igreja matriz. As pastorais e movimentos atuantes são: Familiar, Catequese, Carcerária, Dízimo, pastoral da Criança, um grupo de jovens, casais e Homens do Terço. Curaçá possui atualmente cerca de 35 mil habitantes.

Presbíteros:

Pe. João Mendes de Sena