segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pastoral do Dízimo

O Dízimo é a oferta livre e generosa que cada fiel devolve mensalmente à igreja, além da contribuição feita por ocasião do ofertório das missas. A devolução do dizimo é expressão de gratidão a Deus de quem recebeu tudo o que somos e temos; manifesta também a consciência de pertença e responsabilidade com a comunidade eclesial.

Os catequistas e os responsáveis pela preparação aos sacramentos deverão esclarecer os catequizandos a respeito do sentido e da necessidade do dizimo.

Os responsáveis e animadores das comunidades, dos movimentos leigos e demais grupos incentivam seus participantes à devolução do Dízimo.

As paróquias devem eliminar progressivamente o recebimento de taxas por ocasião da celebração dos sacramentos.

Haja em todos os níveis equipes de Pastoral do Dizimo. Estas equipes devem fazer um trabalho permanente visando despertar os cristãos para o valor da devolução de dízimo e da sua corresponsabilidade pelo desenvolvimento de toda pastoral.