quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Catedral de Juazeiro será reaberta após carnaval


Após passar por ampla reforma, a Catedral de Juazeiro voltará a ser aberta ao povo logo após o Carnaval da cidade. É o que informa o bispo diocesano Dom José Geraldo da Cruz. Mas as novidades não param por aí. Segundo o religioso, a inauguração oficial do templo, com a conclusão da reforma externa, já tem data marcada: será no dia 21 de junho, quando a prédio religioso será elevado ao título de Santuário.

“A reforma da Catedral iniciou-se há quase quatro anos”, explicou Dom José Geraldo. E neste período muitas coisas foram restauradas na igreja. “Houve um problema muito sério na estrutura do telhado: uma tesoura de mais de quinze metros cedeu, levando consigo duas outras. Um grande trabalho para corrigir o defeito, dando oportunidade para fazer uma revisão geral da cobertura”.

A partir daí vários outros reparos e ações foram realizados para valorizar o templo: uma grade de proteção, novas portas, bancos, pintura, capela do Santíssimo, sala para confissões, polimento do piso e uma nova iluminação interna e externa. “Atualmente, está sendo colocada a barra de pedra na parede exterior e está sendo completada a extensão da grade. A iluminação externa está em fase de acabamento”, disse o bispo.

A inauguração, no dia 21 de junho, cairá no dia da Dedicação da Catedral, que é solenidade na Diocese. Nesse dia serão acesas todas as luzes da iluminação interna e externa e será lido o Decreto de criação do “Santuário Nossa Senhora das Grotas”.

Santuário dará maior atendimento ao povo

Com a criação do Santuário, a igreja deverá aumentar suas atividades de atendimento aos fiéis. Segundo Dom José Geraldo o Santuário será um lugar privilegiado de piedade e devoção, com a celebração diária da Missa e a presença constante de padres para atender o povo para aconselhamento, confissões e outras atividades de evangelização.


“A ereção do Santuário é muito importante para os fiéis de toda a Diocese, que tem Nossa Senhora das Grotas como Padroeira, e sua devoção se estende além das fronteiras diocesanas. A veneração da imagem, encontrada nas grotas do Rio São Francisco, é tricentenária e está muito arraigada no coração do povo. Quando anunciei, na missa do domingo passado, a criação do Santuário, o aplauso foi grande e muitas pessoas foram às lágrimas e algumas me agradeceram cheias de emoção”, finalizou Dom José Geraldo.


 

Assine a nosso Email

Contate o nosso Email:

pascom.diocesejuazeiroba@gmail.com

Tema Campanha da Fraternidade 2017

"Biomas brasileiros e defesa da vida."