quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Dom José Geraldo: “Catedral será elevada a Santuário Nossa Senhora das Grotas”



Em entrevista, nosso bispo diocesano Dom José Geraldo deu detalhes sobre a reforma da nossa Catedral e anuncia mudanças com a criação do "Santuário Nossa Senhora das Grotas". Confira!

01 - A reforma na Catedral era algo esperado por muitos. O que foi feito na reforma, qual era o objetivo inicial e em que passo estamos?  

A reforma da Catedral iniciou-se há quase quatro anos, porque houve um problema muito sério na estrutura do telhado: uma tesoura de mais de 15m cedeu, levando consigo duas outras. Um grande trabalho para corrigir o defeito, dando oportunidade para fazer uma revisão geral da cobertura. Nesse momento fizemos uma lista de quinze (15) itens que deveriam ser feitos na parte externa da Catedral, por exemplo, a grade de proteção, as portas (5), a iluminação externa, as janelas, ou venezianas das torres, pintura, retirada das grades protetoras dos vitrais e limpeza dos mesmos...
Posteriormente, vimos que também a parte interna carecia de uma verdadeira reforma, respeitando as orientações litúrgicas e estéticas do templo. Assim, viu-se a necessidade da construção de uma Capela/Mausoléu (onde serão depositados os restos mortais dos Bispos titulares falecidos), a reforma da Capela reservada à comunidade dos padres, reforma da sacristia, construção de uma sala de confissões, renovação dos móveis e cadeiras a serviço do culto, ventilação, restauração da Via Sacra, construção de um nicho para acolher a imagem do Cristo Morto e de N.S. das Dores, a mudança do painel de entrada, acondicionamento de uma sala de acolhida, na entrada da Catedral, iluminação interna (que era deficiente), colocação de um lambri (barra protetora) nas paredes e colunas, restauração das luminárias (lustres e arandelas), restauração de todos os objetos “dourados”, incluindo os vasos sagrados, renovação total do som, restauração do forro (foi mais de 40%), polimento do piso...
Atualmente, está sendo colocada a barra de pedra na parede exterior e está sendo completada a extensão da grade (com mais dois portões). E a iluminação externa está em fase de acabamento, faltando várias coisas ainda. O calçamento interno à grade e de todo o passeio está programado para o próximo mês. São quase mil e quinhentos metros quadrados. Quando estiver pronta esta parte, serão colocados os guarda-corpos e corrimãos das rampas e escadas.

02 - A inauguração solene está marcada para 21 de junho, mas ela já estará aberta para os fiéis antes disso?

A Inauguração será no dia 21 de junho, dia da Dedicação da Catedral, que é solenidade na Diocese. Mas, muito antes disso, ou seja, logo após o carnaval da cidade, a igreja será reaberta para o culto. A inauguração oficial será no dia 21 de junho, quando serão acesas todas as luzes da iluminação interna e externa e quando será lido o Decreto de Ereção do Santuário.

03 - Com a criação do “Santuário Nossa Senhora das Grotas” o que mudará na rotina da Catedral e no funcionamento da Paróquia? O que isso significará para nossa Diocese?

De acordo com que estabelecem os sagrados cânones do Código de Direito Canônico, requer-se que este Santuário, honrosamente erigido, seja um lugar privilegiado de piedade e de devoção, onde seja vivamente anunciada a Palavra de Deus, incentivada adequadamente a vida litúrgica, principalmente por meio da Celebração Diária da Sagrada Eucaristia e, a constante presença de sacerdotes devidamente ordenados e provisionados, para ministrar o Sacramento da Confissão aos fiéis penitentes que acorrerem a este Santuário.
Fica também concedida ao referido Santuário a faculdade de ser o dispensador das Indulgências Parciais e Plenárias aos fiéis que cumprirem todas as condições estabelecidas pelos Cânones 992 a 997 do Código de Direito Canônico, bem como, das demais orientações emanadas do Magistério Oficial da Igreja.
Quanto ao funcionamento da Paróquia, não há modificação no atendimento ordinário. No entanto, o projeto é que a Igreja Catedral seja “unicamente” Santuário, perdendo seu título e função de paróquia. E, dentro de um programa maior, será criada uma nova Paroquia.
A ereção do Santuário é muito importante para os fieis de toda a Diocese, que tem Nossa Senhora das Grotas como Padroeira, e sua devoção se estende além das fronteiras diocesanas. A veneração da imagem, encontrada nas grotas do Rio São Francisco, é tricentenária e está muito arraigada no coração do povo. Quando anunciei, na missa do domingo passado, a criação do Santuário, o aplauso foi grande e muitas pessoas foram às lágrimas e algumas me agradeceram cheias de emoção.

04 - Algo já pode ser adiantado sobre o que está sendo preparado para a inauguração em junho?


Na realidade não dá para adiantar nada porque ainda não se tratou do assunto nas instâncias devidas.




PASCOM - Diocese de Juazeiro

 

Assine a nosso Email

Contate o nosso Email:

pascom.diocesejuazeiroba@gmail.com

Tema Campanha da Fraternidade 2017

"Biomas brasileiros e defesa da vida."