terça-feira, 17 de junho de 2014

Paróquia Santo Afonso prepara Festa de Corpus Christi

A Paróquia Santo Afonso, da Diocese de Juazeiro, estará vivenciando a Solenidade de Corpus Christi nesta Quinta-Feira (19). É o dia sublime do Corpo e Sangue de Cristo, que se faz presente na Eucaristia, merecendo especial devoção e um grande envolvimento de todos os cristãos.

Neste ano de 2014, como igreja reunida no mesmo ideal de homenagear ao Cristo Eucarístico o tapete de Corpus Christi será confeccionado no dia 19 de Junho a partir das 6 da manhã, perdurando por todo o dia. O tema principal deste ano é participação das comunidades aos sete sacramentos da Igreja. Serão abordados ainda temas como a Copa do mundo de 2014, nas cores verde e amarela e haverá homenagens à Virgem Maria, ao Papa Francisco e ao corpo e sangue de Cristo.

As obras de arte são confeccionadas por materiais de serragem, borra de café, farinha, casca de ovos, areia, folhas, flores, entre outros materiais.

A passagem pelo tapete tem um significado especial. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote pelas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nesses desenhos após a passagem do padre. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas.

“Será uma valorosa festa religiosa, cultural e artística para a comunidade católica, para os cristãos e para todo o povo de Deus, pois estaremos celebrando a presença do corpo de Cristo em nossas vidas”, afirma o Pároco da Paróquia Santo Afonso, Pe. Ednaldo Almeida.

No dia 19 de junho, feriado nacional, o tapete ficará exposto o dia todo em frente à Igreja de Santo Afonso e na Avenida principal do bairro Castelo Branco. Às 18h terá início a celebração eucarística e no término haverá a procissão percorrendo as principais ruas do Bairro.

PASCOM - Pastoral de Comunicação
Paróquia Santo Afonso - Diocese de Juazeiro Bahia