quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Diácono José Carlos: mais um presente de Deus à nossa Diocese

FOTOS ORDENAÇÃO DIAC. JOSÉ CARLOS 156
A Diocese de Juazeiro pode contar com mais um diácono, pois no dia 16 de agosto aconteceu a ordenação diaconal do seminarista José Carlos de Souza. A celebração ocorreu na Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas, às 19h30. A missa foi presidida pelo Bispo diocesano Dom José Geraldo da Cruz e foi animada pelo Ministério de Música Mãe Imaculada. A data marcou também a festa solene da Assunção de Nossa Senhora e o aniversário de 11 anos de Ordenação Episcopal do Bispo da Diocese. Estiveram presentes sacerdotes, religiosas, seminaristas e fiéis de diversas paróquias da Diocese e ainda uma caravana da cidade de Campo Formoso, cidade natal do candidato ao diaconato.
Na ocasião, Dom José Geraldo esclareceu em sua homília que a ordenação dos diáconos tem o caráter de serviço para a Igreja, pois o diácono recebe, dentre outras responsabilidades, a incumbência de proclamar o evangelho e dedicar-se à caridade. O Bispo ainda explicou que há dois tipos de diaconato, o permanente, que pode ser conferido a homens casados e o de presbíteros, que acontece antes da ordenação para sacerdotes.
A celebração seguiu conforme o rito próprio, como orienta a Igreja, que consta no seu ritual, os momentos de apresentação e a eleição do ordinando, a alocução do Bispo, o interrogatório do ordinando e a ladainha de todos os santos. Tais momentos atestam que a escolha do candidato foi feita de acordo com a FOTOS ORDENAÇÃO DIAC. JOSÉ CARLOS 020prática da Igreja e que preparam o ato solene da consagração (neste caso para diácono). Logo após, aconteceu a imposição das mãos do Bispo sobre a cabeça do candidato ao diaconato José Carlos, sequenciada pela oração consecratória e a entrega do livro dos evangelhos, onde ele recebe a missão de anunciar a Boa-Notícia de Cristo.
O diácono recém-ordenado agradeceu a presença de todos e ressaltou que “este é um momento importante antes da ordenação presbiteral, mas também pela questão do serviço, da doação e da oportunidade de vivenciar mais a caridade”.
A ordenação presbiteral já tem data marcada, acontecerá no dia 29 de novembro, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro João Paulo II.
Por ASCOM C.M.I. com os agradecimentos da Pascom diocesana