sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Dom José Geraldo da Cruz, Bispo Diocesano, celebra 73 anos de vida.


Hoje, sexta-feira, dia 08 de agosto, os fiéis da Diocese de Juazeiro estarão reunidos durante uma Celebração Eucarística em ação de graças pelo aniversário natalício do Dom José Geraldo da Cruz, que está completando 73 anos. A celebração será na Catedral - Santuário Nossa Senhora das Grotas, às 18h.

Biografia – Dom José Geraldo da Cruz, a.a.  é mineiro de Muriaé. Nasceu em 8 de agosto de 1941 e teve uma infância simples na roça. Trabalhava ajudando família, aos sete anos já era boiadeiro. Da sua mãe, D. Francisca, herdou a religiosidade que um dia o moveu a decidir-se pela vida consagrada. Fez sua profissão religiosa na congregação dos Agostinianos da Assunção em 14 de março de 1941 e foi ordenado sacerdote no dia 1º de maio 1969, sob a pressão do Regime Militar, em Belo Horizonte. Antes disso estudou seis anos no Chile. Ao retornar para o Brasil, em plena Ditadura, apoiou a primeira greve de metalúrgicos do país, o que lhe rendeu dois meses de prisão e tortura. Um tempo sombrio, mas que ajudou a forjar a personalidade forte do futuro bispo da Diocese de Juazeiro. Como padre, após a redemocratização do país, assumiu diversas funções: vice-diretor de colégio, diretor de hospital, assistente geral da congregação e superior dos Assuncionistas no Brasil. Passou por países da África, América Latina e parte da Itália. Morou em Roma de 1987 a 1999. Retornando ao Brasil, em 2003 foi nomeado bispo da Diocese de Juazeiro pelo Papa João Paulo II. Recebeu a ordenação episcopal em 16 de agosto do mesmo ano, tornando-se o terceiro Pastor da Igreja de Juazeiro. Completando 10 anos de bispo em 2013, já deixou sua marca na Diocese, especialmente no campo da animação pastoral, catequese, vocações e na administração.


Principais trabalhos:

Animação Pastoral: Encontros de Formação para leigos, clero e religiosas. Criação e revitalização de Pastorais: Familiar, Pessoa Idosa, Carcerária, Dízimo, Catadores/as de lixo, Universitária, Setor Juventude, Pastoral Rural (Juazeiro). Criação e organização de Comissões e Conselhos: Coordenação Diocesana de Pastoral, Cons. Presbiteral, Pastoral Vocacional, de Formação, de Catequese. Criação do Propedêutico: ano preparatório à entrada no Seminário Maior. Divisão da Diocese em quatro Regiões. Elaboração dos Diretórios diocesanos sobre os Sacramentos e de Catequese. Acolhida da Paróquia de Uauá.

Administração: Regularização fundiária e do patrimônio da Diocese. Criação do Fundo de Formação para os Seminaristas. Plano de Previdência e assistência médica do Clero. Implantação da Contabilidade Paroquial e Diocesana, em plataforma digital.

Construções e reformas: Centro de Treinamento de Líderes de Carnaíba, Casa do Clero, Centro Administrativo e Pastoral (Cúria e Pastorais), Brasinha, Reforma da casa paroquial, telhado, Catedral e outras.


Pensamentos:
“Somos chamados a ser os das pessoas humanas”. homens e mulheres apaixonados por Deus e solidário.
“O Reino é de Deus e nosso, é obra de Deus através de nós. E isso só acontece pelo nosso testemunho, pela nossa fidelidade”.
“Nós não temos outra opção se não anunciar a Jesus Cristo, inspirados pela Palavra, alimentados pela Eucaristia”.
“A vocação não é dada uma vez por todas, é um chamado permanente e uma resposta permanente”.


PASCOM - Pastoral de Comunicação
Diocese de Juazeiro Bahia


 

Assine a nosso Email

Contate o nosso Email:

pascom.diocesejuazeiroba@gmail.com

Tema Campanha da Fraternidade 2017

"Biomas brasileiros e defesa da vida."