terça-feira, 19 de agosto de 2014

"Tempos fortes com Deus": seminaristas participam de retiro

Dias de profundo silêncio e "tempos fortes com Deus". Os seis seminaristas do seminário maior da nossa Diocese (estudantes de teologia) fizeram seu retiro semestral neste fim de semana (15 a 17 de agosto). O local foi o Centro de Retiros da diocese de Serrinha. O retiro foi conduzido por D. Eliude, leiga, teóloga e membro do movimento Oficinas de Oração e Vida.

Vários temas foram refletidos: a fé como fundamento da nossa vida com Deus, a oração, a ternura de Deus e opção pelos pobres. Todas as palestras foram baseadas nos ensinamentos do Frei Inácio Larrañaga, fundador das Oficinas de Oração e Vida, escritor renomado de obras sobre vida espiritual, mas durante as partilhas a pregadora e os seminaristas colocavam suas experiências de vida sobre os temas.

Das muitas lições aprendidas no retiro, ficam algumas pérolas que vale a pena compartilhar com todos:

• "Fé não é emoção, é convicção".
  • "Oração não é pensar nas coisas de Deus, é amar a Deus e, acima de tudo, deixar-se amar por Ele".
  • "Salvem os tempos fortes (momentos de oração pessoal diária) e os tempos fortes salvarão vocês".
  • "Deus não tem exclusivismo, mas tem preferências. Seus preferidos são os pobres (aqueles que não têm polos de atração). Os primeiros pobres que devemos cuidar, porém, as vezes estão na nossa própria casa".

Por Mirrail Menezes (Seminário S. Francisco das Chagas e Pascom)