quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Regional NE 3 promove Seminário sobre Campanhas da Evangelização e da Fraternidade.

Representantes de várias dioceses do regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram, de 17 a 19 de outubro, do Seminário Regional de Formação e Animação para as Campanhas da Evangelização 2014 e da Fraternidade 2015. Na ocasião, o arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, dom Murilo Sebastião Krieger, motivou os presentes ao falar do fortalecimento do espírito de solidariedade e evangelização.

Para o arcebispo, as pessoas devem perceber a necessidade de viver e oferecer a solidariedade. "A partir disto, a evangelização deve acontecer de forma comum a fim de que todos possam ser atingidos pela palavra de Deus”, disse.

Com assessoria do secretário executivo da Campanha da Fraternidade (CF) do regional Sul 1 da CNBB, Antônio Evangelista, foram apresentadas propostas de incentivo às ações da CF 2014 nas dioceses e motivada a divulgação do tema e do lema da edição de 2015, respectivamente,  “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45). A formação também abordou palavras do papa Francisco e o Documento 100 da CNBB “Comunidades de comunidades: uma nova paróquia – a conversão pastoral da paróquia”. Estes elementos, de acordo com os organizadores,  ajudam a “revitalizar a colaboração da Igreja com a sociedade”.

Ao final do Seminário, foram definidas pistas de ação nos âmbitos da evangelização e da participação dos cristãos na sociedade. Foi proposto, por exemplo, que seja promovida a formação de Escolas de Fé e Política nas dioceses do regional e que sejam potencializadas as ações de evangelização das famílias, “a partir das aproximações e diálogo entre grupos, serviços e pastorais”.

Campanhas

A Campanha para a Evangelização (CE) é promovida anualmente pela Igreja no Brasil. Ela foi instituída pelos bispos em 1997 e realizada pela primeira vez em 1998, com o objetivo de despertar nos fieis o compromisso evangelizador e a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais. O slogan “Evangeli.Já” remete à passagem “Ai de mim se não evangelizar” " (I Cor. 9,16), e sugere a urgência de alcançar os objetivos da iniciativa.

Neste ano, o lema da CE é “Cristo é a nossa paz” (cf. Ef 2,14). “Há muita gente que precisa da paz que nasce no coração de Cristo. Há urgências e necessidades mil nos imensos campos de evangelização”, afirma dom Murilo Krieger na carta aos párocos.

A Campanha da Fraternidade de 2015 buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, com base no diálogo e na colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II. O texto base, disponível nas Edições CNBB, reflete sobre a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.

Informações: CNBB Nordeste III