segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Diocese de Juazeiro realiza Assembléia Diocesana de Pastoral

Entre os dias, 07 e 09 de novembro de 2014, aconteceu na Diocese de Juazeiro, à Assembléia Diocesana de Pastoral no Centro de Treinamento Líderes em Carnaíba do Sertão. Iniciou-se com uma celebração em forma de caminhada com todos os participantes, e em cada parada um regional apresentava a sua realidade, e todos rezavam e celebravam, encerrando no salão principal, onde teve a acolhida e as boas vindas a todos. Em seguida, Dom José Geraldo, Bispo Diocesano fez a solene abertura e apresentou Pe. Íbis Cassius, como novo Coord. Dioc. de Pastoral, bem como falou do retorno do missionário, Pe. Carlos, e concluiu citando para trabalho na assembléia, os documentos da CNBB, de nº 100 e o nº 107.

Posteriormente, os participante se dividiram em seus devidos Regionais: PARECAL (Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes), CANSOSÉ (Casa Nova, Santana, Sobradinho e Sento Sé), CURAUÁ (Curaçá e Uauá) e JUAZEIRO (Paróquias da cidade de Juazeiro) para a avaliação das prioridades: Mundo Urbano e Juventude; Meio Ambiente e Ecologia; e Missão. Avaliação esta das atividades desenvolvidas na caminhada diocesana do ano de 2014, a partir destas prioridades, onde se concluiu que uma boa parte destas foram realizadas. Ainda no dia 07, aconteceu o encontro por categorias. O clero, os religiosos e os leigos, na oportunidade está reunião foi realizada para a organização de cada categoria, onde se planejou, definiu e organizou algumas atividades.

O Sábado, iniciou-se logo cedo, com uma Celebração Eucarística, sendo presidida por Pe. José Erimatéia (Pároco da Paróquia São João Batista em Uauá - Bahia e Coord. Dioc. da Pastoral Litúrgica). seguindo, com um estudo sobre o texto base da Campanha da Fraternidade 2015, que tem como tema: "Fraternidade: Igreja e Sociedade" e como lema “Eu vim para servir” (Mc 10,45), que foi realizada pela Equipe de Campanha, para todos os presentes.

Roberto Malvezzi, conhecido como Gogó, assessorou um bela análise da conjuntura nacional e as suas consequências pós - eleições, abordando também vários outros temas.

Foi feito o estudo do documento, nº 107 da CNBB, Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, orientado por Pe. José Benedito (Pároco da Paróquia N. Sra. do Rosário em Remanso - Bahia) com a participação e do Bispo Diocesano, Dom José Geraldo da Cruz, a.a. Em seguida, aconteceu um estudo em grupo, com alguns artigos do documento, e a partilha. Tendo como compromisso de estudar e enviar as sugestões a respeitos do documento para Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Logo aconteceu a montagem do Calendário Diocesano do ano de 2015, onde os membros apresentaram as datas dos eventos e atividades diocesanas para compor a agenda diocesana. Encerrando as atividades foi realizada uma confraternização no espaço de lazer do centro, com todos os participantes.

No inicio do dia 09, foi feita oração inicial e em seguida foi apresentado algumas propostas para o ensino religioso nas escolas para o ano de 2016, por Bruno Cardoso (Seminarista), Marcos Cardoso (Comunidade Mãe Imaculada) e José Miguel (Comunidade Católica Shalom) e Maria do Carmo (Catequese). Na oportunidade, a equipe irar articular com as Secretarias de Educação (Municipal e Estadual) para implantar no ano de 2016, ficando decidido que em março a equipe deverá existir, para buscar parâmetros legais na funcionalidade do ensino religioso e uma certificação da Igreja Local.

Sobre o documento, nº 100 da CNBB, “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia” ficou decidido de cada paróquia, pastoral, movimentos e grupos, estudarem, para que seja assumido. Em seguida, aconteceu alguns avisos e encaminhamentos sobre: Liturgia e Catequese, e a avaliação da assembleia, onde os participantes afirmaram que foi muito positiva e proveitosa. Encerrando, então com uma Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Geraldo da Cruz, a.a., onde na oportunidade agradeceu o empenho e a dedicação de todos que participaram.

PASCOM - Diocese de Juazeiro Bahia
Texto: Marcelo Vitor