segunda-feira, 24 de novembro de 2014

"HUMILDADE E SERVIÇO": SEMINARISTAS EM RETIRO COM PE. GUILHERME

Na noite deste sábado e durante todo o domingo (22 e 23) os seminaristas do Seminário maior de teologia da Diocese de Juazeiro fizeram o último retiro do semestre. O orientador foi o padre Guilherme Mayer (Paróquia de Pilão Arcado).

Com grande simplicidade, baseado na Bíblia e contando fatos do dia a dia, padre Guilherme conduziu várias reflexões que traziam verdadeiros tesouros de vida espiritual.

"O Reinado de Jesus é muito diferente do que estamos acostumados. Por isso é tão difícil de entendê-lo. Acho que mesmo os apóstolos tiveram muita dificuldade de entender esse Reinado, mesmo depois da ressurreição de Jesus", disse o padre em uma de suas reflexões.

Segundo Padre Guilherme, a essência do Reinado de Jesus não tem nada a ver com tronos, coroas, vestes brilhantes, aplausos, shows ou mesmo com grandes liturgias (elas são importantes, mas devem levar a uma vida de doação). O Reinado de Jesus acontece quando servimos os outros: "É difícil entendermos esse Reino. Não é fácil também para mim. Nunca esqueço de uma vez que eu estava ocupado. Uma mulher pobre que estava doente me procurou e eu pedi que viesse outra hora. Mas ela virou pra mim e disse: 'você não tem tempo pra mim, mas pra outras pessoas você arranja tempo'. Aquilo me marcou. Nunca esqueci, porque era verdade. Quantas vezes damos desculpa para servir a Deus nos mais pobres, nos mais sofridos...".

"Servir o povo não é fácil, mas se é feito com amor, sem interesse próprio, a providência de Deus acontece. Muitas vezes eu testemunhei isso, é verdade", contou o padre.

Em uma de suas reflexões, Padre Guilherme ainda exortou a preocupar-se com o que realmente tem importância. "Quantas vezes nos preocupamos e perdemos tempo de nossa vida com besteiras, com coisas que não levam a nada. Temos coisas mais importantes a fazer que certas conversas, certas coisas... Quantas pessoas precisam do nosso serviço! A nova evangelização se faz sobretudo com testemunho de vida", finalizou.

O retiro foi encerrado com uma Missa na tarde do domingo. Padre Guilherme é natural da Alemanha e é missionário no Brasil há muitos anos, a maior parde deles dedicado ao serviço na nossa Diocese na cidade de Pilão Arcado.

Por Mirrail Menezes
Seminarista e membro da Pascom