terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Milhares de pessoas participaram das homenagens a Nossa Senhora da Conceição - Padroeira da Bahia e de Salvador.

conceiçaoatual

Assim como Jorge, milhares de devotos se uniram, na manhã desta segunda-feira (8) para render graças à Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Na Basílica Santuário, localizada no bairro do Comércio, a Missa Solene teve início às 9h e foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, e concelebrada pelo reitor do Santuário, padre Adilton Pinto Lopes e pelo padre Valson Santos Sandes.O dia 8 de dezembro é uma data especial na vida de Jorge Viana, 55 anos. Policial aposentado, este jovem senhor aproveita a ocasião para agradecer a Nossa Senhora da Conceição por uma graça alcançada. “Eu tive um problema neurológico que paralisou todo o meu corpo. Fiquei 60 dias internado, sendo que 18 foram em coma. Além disso, fiquei dois anos sem andar. Pedi a Nossa Senhora da Conceição que intercedesse por minha cura e, desde então, todos os anos eu venho agradecer porque estou vivo e curado”, afirma.

De acordo com Dom Murilo, é necessário que cada homem e cada mulher aprenda de Maria a colocar Jesus no centro das próprias vidas. “Hoje celebramos com fé e alegria os 160 anos do dogma da Imaculada Conceição. Com Maria aprendemos que Deus não tira a nossa liberdade, ao contrário, aquele que com Maria se abandona nas mãos de Deus, encontra a própria liberdade”, disse.

Após a Celebração Eucarística, os fiéis formaram um verdadeiro tapete humano na principal rua do Comércio. Durante a procissão, as imagens de Nossa Senhora da Conceição e do Senhor Bom Jesus do Bonfim foram carregadas em andores e acompanhadas pelas imagens de Deus Menino e de Santa Bárbara. Animados por um trio elétrico, os devotos acompanharam todo o trajeto.

“Todos os anos eu venho. Já tenho 69 anos e há mais de 20 anos que eu participo desta festa, faça chuva ou faça sol. A minha fé é muito grande e eu tenho certeza que Nossa Senhora da Conceição e o Senhor do Bonfim dominam Salvador”, disse a fiel Geralda Fernandes.

Devota de Nossa Senhora da Conceição, Tatiana Vanderlei da Silva aproveitou para agradecer por uma graça : o nascimento do filho, no ano 2000. “Quando eu estava grávida, eu pedi a Nossa Senhora da Conceição que intercedesse para que eu tivesse um bom parto. Para mim, Nossa Senhora é tudo, é a mãe maior. Eu tenho um amor muito grande por ela”, disse emocionada.

Com informações e fotos de Arquidiocese de Salvador.