quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Papa Francisco celebra 78 anos

O papa Francisco comemora hoje 78 anos de vida. Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina.  É jesuíta e foi nomeado arcebispo da capital argentina em 1998. Bergoglio foi eleito pelo conclave em 28 de fevereiro de 2013, sucedendo Bento XVI.

No sábado, 13 de dezembro, o papa Francisco completou 45 anos de ordenação sacerdotal. Sua ordenação presbiteral ocorreu em 1969. O Vaticano não programou nenhum ato oficial para celebrar o aniversário do pontífice, como é de costume. No ano passado, o papa convidou moradores de rua para almoçar com ele.

Em vídeo-mensagem, por ocasião da data, o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis cumprimentou o papa Francisco por seu aniversário.

“A Igreja no Brasil une-se  a toda a Igreja para louvar e agradecer a Deus pelo dom da vida do papa Francisco. Ele que colocou sua vida como sacerdote e bispo a serviço da Igreja, do Evangelho e do povo de Deus. Agora como pastor universal da Igreja, como sucessor de Pedro, entregou sua vida com generosidade e alegria, uma vida toda a serviço da Igreja”

Dom Hummes pede que Deus faça o Papa muito feliz

No dia do aniversário do Papa, chegam de São Paulo os votos de um de seus amigos mais próximos, o Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, Cardeal Hummes. Dom Cláudio manifesta o seu carinho e envia o seu encorajamento.“Desejo a ele uma longa vida para que possa ter o tempo necessário de fazer a reforma da Igreja, que Deus lhe dê sempre muita saúde e muita felicidade e alegria neste trabalho, por mais difícil que seja. Que ele tenha sempre também o consolo da solidariedade e do apoio da Igreja, do Episcopado. É o que desejamos muito a ele neste momento, e que Deus o faça muito feliz”, disse o Cardeal.

Confira a mensagem:
“Certamente eu gostaria muito de estar em Roma e poder dar um grande abraço de amigo a ele, é claro; era o que eu mais desejaria, mas isso não é possível. Todos nós gostaríamos de fazer isso, de abraçá-lo, e ele sabe disso, que gostaríamos de estar um momento com ele para lhe dizer o quanto nós o amamos, o quanto esperamos nele, o quanto desejamos que Deus o abençoe muito, que Deus o console também nos momentos difíceis, que Deus o ilumine e o encoraje sempre, que Deus não o faça sentir momentos em que parece que as resistências se tornam fortes, mas que continue tendo a esperança e a certeza forte de que pode fazer a reforma da Igreja e a fará, certamente guiado pelas luzes de Deus, do Menino que vai nascer, com o auxilio dos irmãos que estão querendo ajudá-lo nesta grande reforma necessária que a Igreja precisa para refletir mais intensamente a luz de Jesus Cristo no mundo de hoje, neste mundo difícil. Então eu desejo a ele, e sei que todos nós que estamos aqui neste momento, pensando e falando nisto, desejamos a ele uma longa vida para que possa ter o tempo necessário de fazer a reforma da Igreja, que Deus lhe dê sempre muita saúde e muita felicidade e alegria neste trabalho, por mais difícil que seja. Que ele tenha sempre também o consolo da solidariedade e do apoio da Igreja, do Episcopado. É o que desejamos muito a ele neste momento, e que Deus o faça muito feliz”.