domingo, 8 de março de 2015

DIOCESE PROMOVE ENCONTRO SOBRE ARQUIVOS PAROQUIAIS E DOCUMENTO 101 DA CNBB

Acontece em Carnaíba, no Centro de Treinamento de Líderes da Diocese de Juazeiro, deste esta sexta-feira (06) até domingo (08) o Encontro de formação para padres, seminaristas, religiosas e leigos das paróquias. Nesse ano são refletidos dois temas. Padres, seminaristas da teologia e secretárias/os paroquiais têm curso sobre Arquivos e secretarias paroquiais; religiosas, seminaristas da filosofia e leigos participam de formação sobre o documento 101 da CNBB sobre a questão agrária no Brasil.

O curso sobre organização dos Arquivos paroquiais e diocesanos é ministrado pelo Diretor técnico do arquivo da Cúria metropolitana de São Paulo, Jair Mongelli Júnior. Juntamente com as dicas sobre o processo de arquivamento de documentos paroquiais e diocesanos, também estão sendo abordadas noções sobre o trabalho das(os) secretárias(os) paroquiais.

"Os livros paroquiais são formas de registrar a história da Igreja em cada lugar. Tanto os padres como as/os secretárias/os tem uma missão importante de não deixar essa história se perder. Além disso é preciso capacitar-se sempre para atender bem o povo de Deus", explicou o assessor.

Dom José Geraldo esteve presente na abertura
O encontro para estudo do Documento 101 da CNBB, "A Igreja e a Questão Agrária Brasileira no Século XXI" acontece com a participação de representantes de todas paróquias da Diocese. O assessor é o Frei Luciano Bernardi.

Cerca de 80 pessoas participam dos momentos de formação.

Jair Mongelli, assessor do encontro sobre Arquivos Paroquiais

Matéria e Fotos: Mirrail Menezes