segunda-feira, 16 de março de 2015

RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS LEGIONÁRIAS DO COMITIUM MEDRIATRIX DA LEGIÃO DE MARIA

No último domingo (15) aconteceu pela primeira vez na Catedral Santuário a solenidade da Acies em que os legionários renovam suas promessas. Cerca de 350 legionários do Comitium Medriatrix, juntamente com praesidiuns e com as seis cúrias: Cúria Mãe do Bom Conselho (Paróquia São Cosme e Damião), Cúria Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Paróquia Santo Afonso), Cúria  Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Paróquia Nossa Senhora das Grotas, com sede na comunidade do Mandacaru)e Nossa Senhora Aparecida (Paróquia Nossa Senhora Aparecida) estiveram presentes.

Dada a importância da devoção à Santíssima Virgem dentro da Legião, os legionários se consagram, todos os anos individual e coletivamente a Nossa Senhora, no dia 25 de março ou em outro dia conveniente, nas proximidades desta data, numa cerimônia que tem o nome de Acies.
Esta palavra latina, que significa um exército em ordem de batalha, designa, com razão, a cerimônia em que os legionários, como um só corpo, se reúnem para renovar a sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a bênção para um novo ano de combate contra o exército do mal. Contrasta, além disso, com Praesidium, que apresenta a Legião, não em formação de combate, mas espalhada em várias seções, ocupadas cada qual no seu próprio trabalho.

A Acies é a grande solenidade do ano, a festa central da Legião. Insista-se, pois, com cada legionário, sobre a importantíssima obrigação de a ela assistir. A ideia central, sobre a qual tudo na Legião se sustenta, é o trabalho em união e sob dependência de Maria, sua Rainha. A Acies é a solene declaração desta união e dependência, a renovação – individual e coletiva – do compromisso de fidelidade da Legião e assim, em voz alta, diante do Vexillum (símbolo da Legião de Maria), os legionários pronunciaram os termos da consagração: “Eu sou todo vosso, ó minha Rainha e minha Mãe, e tudo quanto tenho voz pertence”.
A solenidade começou às 10h30 por um cântico, seguido da reza das Orações Iniciais, Catena Legionis incluindo o Terço, Santa Missa com o Mons. Josemar, renovação das promessas e concluindo com a adoração ao Santíssimo.

À esquerda, Vexillium Legionis

PASCOM - Pastoral da Comunicação