segunda-feira, 20 de abril de 2015

Número de católicos no mundo aumentou 12%

Os católicos batizados no mundo passaram de 1,115 a 1,254 bilhões, entre 2005 e 2013, o que representa um aumento de 12%, segundo dados do Anuário Pontifício 2015, divulgado nesta quinta-feira, 16.
No mesmo período, a população mundial passou de 6,463 a 7,094 bilhões. A percentagem de católicos batizados no mundo, portanto, representa 17,7% da população.
Os percentuais, no entanto, sofrem variações nos diversos continentes. A Europa, por exemplo, com um crescimento populacional tendendo ao declínio nos próximos decênios, observou um leve aumento dos batizados em 2013, totalizando 287 milhões; 6,6 milhões a mais em relação a 2005.
Na realidade africana, por sua vez, os católicos tiveram um incremento de 34%, passando de 153 milhões em 2005 a 206 milhões em 2013. O aumento deve-se, sobretudo, à elevação da presença dos fiéis batizados. Os católicos, que representavam 17,1% da população africana em 2005, oito anos mais tarde passaram a representar quase 19% da população no continente.
Na Oceania, a incidência de católicos batizados por cada cem habitantes permanece estável, não obstante em valores absolutos tenha observado uma leve queda.
O Anuário revela ainda um aumento do apostolado desenvolvido por bispos, sacerdotes, diáconos permanentes, religiosos não sacerdotes, religiosas professas, membros de institutos seculares, missionários leigos e catequistas. Também registrou um aumento do apostolado leigo.
Os sacerdotes apesar de um aumento geral na África e na Ásia, apresentam uma diminuição geral. Ao contrário dos diáconos permanentes e os religiosos não-sacerdotes que apresentam um real crescimento. Entretanto, as religiosas apresentam uma evidente diminuição.
A redação do Anuário Pontifício foi desenvolvida sob a coordenação do monsenhor Vittorio Formenti, encarregado do Departamento Central de Estatística da Igreja e do professor Enrico Nenna.
Fonte: Portal Canção Nova

 

Assine a nosso Email

Contate o nosso Email:

pascom.diocesejuazeiroba@gmail.com

Tema Campanha da Fraternidade 2017

"Biomas brasileiros e defesa da vida."