sábado, 13 de junho de 2015

Santo Antônio, Doutor da Igreja.

Neste dia, as igrejas que tem como padroeiro, celebra a memória do popular santo – doutor da Igreja – que nasceu em Lisboa, em 15 de agosto de 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua.

Imagem de Santo Antônio em Pilão Arcado BA.
Neste dia, as Paróquias: Santo Antônio em Juazeiro BA e Santo Antônio em Pilão Arcado celebram o seu patrono. Sua veneração é muito difundida nos países latinos. Possui grande veneração em Portugal e no Brasil. É considerado protetor dos pobres, das famílias; invocado para ajudar a encontrar objetos perdidos e popularmente é tido como santo casamenteiro.

O nome de batismo dele era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Ainda jovem pertenceu à Ordem dos Cônegos Regulares, tanto que pôde estudar Filosofia e Teologia, em Coimbra, até ser ordenado sacerdote. Não encontrou dificuldade nos estudos, porque era de inteligência e memória formidáveis, acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade. Aconteceu que em Portugal, onde estava, Antônio conheceu a família dos Franciscanos, que não só o encantou pelo testemunho dos mártires em Marrocos, como também o arrastou para a vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças.

Imagem de Santo Antônio em Juazeiro Bahia.
Ao ir para Marrocos, Antônio ficou tão doente que teve de voltar, mas providencialmente foi ao encontro do “Pobre de Assis”, o qual lhe autorizou a ensinar aos frades as ciências que não atrapalhassem os irmãos de viverem o Santo Evangelho. Neste sentido, Santo Antônio não fez muito, pois seu maior destaque foi na vivência e pregação do Evangelho, o que era confirmado por muitos milagres, além de auxiliar no combate à Seita dos Cátaros e Albigenses, os quais isoladamente viviam uma falsa doutrina e pobreza. Santo Antônio serviu sua família franciscana através da ocupação de altos cargos de serviço na Ordem, isto até morrer com 36 anos para esta vida e entrar para a Vida Eterna.

A memória de Santo Antônio, só poderá ser celebrada, neste sábado nos lugares onde ele é padroeiro, inclusive até o fim da noite. Nos demais lugares, a memória obrigatória do Imaculado Coração de Maria (que neste ano coincide com o dia 13 de junho) omite a celebração do ofício litúrgico de Santo Antônio.

Nos lugares que o Imaculado Coração é titular também é solenidade a partir das Laudes de amanhã até as Completas deste sábado.

Santo Antônio, rogai por nós!