terça-feira, 21 de julho de 2015

53 anos da Diocese de Juazeiro Bahia

Papa Francisco e Dom José Geraldo da Cruz, aa

Criada em 21 de julho de 1962, "Diœcesis Inazeirensis" no Rito Romano, por Sua Santidade, São João XXIII, pela Bula “Christi Ecclesia” (Igreja de Cristo), tendo como Padroeira, Nossa Senhora das Grotas.

São João XXIII (Papa)
A Diocese tem área territorial de 56.269 km², essa população, nesta extensa área, é atendida por 16 paróquias, sendo 07 na cidade de Juazeiro (Paróquia Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas, Paróquia Santo Antônio, Paróquia São Cosme e São Damião, Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, Paróquia Santo Afonso, Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Paróquia Nossa Senhora de Fátima), e 09 Paróquias nas demais cidades: Casa Nova (Paróquia São José Operário e Paróquia Santana), Campo Alegre de Lourdes (Paróquia  Nossa Senhora de Lourdes), Curaçá (Paróquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito), Pilão Arcado (Paróquia Santo Antônio), Remanso (Paróquia Nossa Senhora do Rosário), Sento Sé (Paróquia São José), Sobradinho (Paróquia São Francisco de Assis) e Uauá (Paróquia São João Batista)

O mesmo documento de criação da Diocese, também elevou a Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Grotas em Juazeiro a dignidade de Igreja - Catedral e tornando a cidade de Juazeiro Bahia, em uma sede episcopal ou cidade episcopal da Diocese.

Hoje a Diocese de Juazeiro está ligada província da Arquidiocese Metropolitana de Feira de Santana, ao Regional Nordeste III da CNBB e a Santa Sé.

Conheça mais sobre nosso histórico, Clicando aqui.