segunda-feira, 6 de julho de 2015

Pastoral Catequética realiza mais um módulo da Escola Bíblico-Catequética Diocesana

Entre os dias 28/06 a 04/07 aconteceu o 2º módulo da Escola Bíblico-Catequética no Centro de Treinamento de Líderes (CTL)
em Carnaíba, interior de Juazeiro/BA, iniciando com a celebração da Palavra com a ir. Elita (Fraternidade Esperança). Em seguida a coordenação apresentou a mística da Escola, esclarecendo assim que a Escola Catequética quer ser um meio pedagógico onde os catequistas possam aprimorar seus conhecimentos e vivências no seguimento de Jesus Cristo. É uma resposta para a formação sistemática, atualizada, dinâmica, inculturada, comprometida com a realidade e a comunidade eclesial, tendo em vista a construção do Reino. Esta Escola tem como objetivo formar lideranças na catequese com base nos fundamentos bíblicos, teológicos e culturais e assegurar uma linha de formação.

Aproximadamente 40 catequistas das diversas paróquias da Diocese estiveram pressentes e tiveram formações ministradas por padres, religiosas e leigos da Diocese de Juazeiro com os seguintes temas: Bíblia (Ir. Maria e Ir. Elita), Ecologia (João Marques - CPT), Ministério do Catequista (Ir. Maria), Espiritualidade (Ir. Maria), História da Igreja/documentos recentes (Pe. José Carlos - Paróquia Nossa Senhora Aparecida/Juazeiro), Oficinas (catequista Jakiline), Liturgia (Pe. Aluisio - Paróquia São José Operário/Casa Nova) e Ética e Moral (Pe. Benedito - Paróquia Nossa Senhora do Rosário/Remanso).

Além das formações, os catequistas rezaram durante toda a semana o Ofício Divino das Comunidades, Ofício da Imaculada Conceição no sábado (04), tiveram momentos de dinâmica, grupos de convivência e realizaram a noite cultural com tema junino. No sábado (04) aconteceu a avaliação, encaminhamentos e a celebração eucarística presidida pelo pe. Carlos. Na homilia, pe. Carlos falou sobre a importância do ministério do catequista, mencionando assim o livro de Jeremias: “Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações” (Jr 1,5).

PASCOM - Pastoral da Comunicação
                                                                Diocese de Juazeiro/BA