segunda-feira, 24 de agosto de 2015

“A vida em primeiro lugar” é tema do 21º Grito dos Excluídos

A 21ª edição do Grito dos Excluídos abordará o tema “A vida em primeiro lugar” e o lema “Que país é esse que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”. O evento está marcado para o dia 7 de setembro, às 09h na Orla Nova de Juazeiro, e contará também com diferentes mobilizações pelo país.

O GRITO DOS EXCLUÍDOS é um gesto profético em forma de manifestação que nasce da tentativa de, a exemplo de Cristo Bom Pastor, olhar as pessoas e colaborar na transformação das realidades oprimentes e injustas.

É uma caminhada de fé na qual denunciamos estruturas que excluem os mais pobres e alimentam uma cultura de morte e violência, impedindo uma verdadeira e eficaz promoção humana. Temos como guia para tal denúncia as palavras do Senhor: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”. (Jo 10,10)

A Igreja promove o GRITO DOS EXCLUÍDOS por fidelidade a sua missão de anunciadora da Boa Nova e promotora da dignidade humana e da criação. Convida todos os fiéis católicos e pessoas de boa vontade a participarem desta caminhada e se fazerem ouvir.

O GRITO DOS EXCLUÍDOS tem como tema: A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR; e como lema: “QUE PAÍS É ESTE QUE MATA A GENTE, QUE A MÍDIA MENTE E NOS CONSOME?”.

Aqui em Juazeiro, vamos abordar com maior força na caminhada a questão do violento extermínio de seres humanos, em especial de nossa juventude. É preciso criar estruturas que atuem nas causas de tanta violência. Segundo o mapa da violência por armas de fogo apresentado em maio de 2015 pela Secretaria Nacional para Juventude entre 2000 e 2012 ocorreram, no país, 456.941 homicídios por arma de fogo. No município a imprensa contabiliza mais de setenta homicídios esse ano.

Queremos gritar por políticas afirmativas de segurança, saúde, educação, cultura, esporte e urbanismo articuladas que comecem a apontar caminhos para revalorização da vida.

Pastoral da Comunicação
Diocese de Juazeiro Bahia