sábado, 8 de agosto de 2015

Dom José Geraldo da Cruz, celebra 74 anos de vida.

Celebrar a vida de alguém é também agradecer a Deus por todo o bem que esta pessoa realiza. Por isso, neste sábado, 08 de agosto — data em que o Bispo Diocesano de Juazeiro, Dom José Geraldo da Cruz, celebra 74 anos de vida — o Diocese de Juazeiro recorda, com gratidão, esta data tão querida deste homem à serviço da palavra de Deus.

Desde 30 de agosto de 2003, como Pastor desta diocese, o aniversariante tem levado à frente o seu episcopado e fazendo jus o seu lema episcopal — “Venha a nós o vosso Reino” —, fazendo com que os fieis compreenda que o Reino de Deus começa aqui, buscando conhecer e evangelizar todo o seu rebanho.

Nascido em Muriaé, em Minas Gerais, Dom José Geraldo teve uma infância simples na roça. Trabalhava ajudando família, aos sete anos já era boiadeiro. Da sua mãe, D. Francisca, herdou a religiosidade que um dia o moveu a decidir-se pela vida consagrada. Fez sua profissão religiosa na congregação dos Agostinianos da Assunção em 14 de março de 1941 e foi ordenado sacerdote no dia 1º de maio 1969, sob a pressão do Regime Militar, em Belo Horizonte. Antes disso estudou seis anos no Chile. Ao retornar para o Brasil, em plena Ditadura, apoiou a primeira greve de metalúrgicos do país, o que lhe rendeu dois meses de prisão e tortura. Um tempo sombrio, mas que ajudou a forjar a personalidade forte, do bispo da Diocese de Juazeiro. Como padre, após a redemocratização do país, assumiu diversas funções: vice-diretor de colégio, diretor de hospital, assistente geral da congregação e superior dos Assuncionistas no Brasil. Passou por países da África, América Latina e parte da Itália. Morou em Roma de 1987 a 1999. E retornando ao Brasil em 2003, foi nomeado bispo da Diocese de Juazeiro, pelo então Papa (Santo) João Paulo II. Recebendo a ordenação episcopal, em 16 de agosto do mesmo ano, tornando-se o terceiro Pastor da Igreja Particular de Juazeiro. Quase completando seus 12 anos de episcopado, em agosto 2015, já deixa seu trabalho na Diocese, especialmente no campo da animação pastoral, catequese, vocações e na administração.

Rendemos então, Graças ao Senhor pela sua vida e vocação. Nossas felicitações e orações ao nosso pastor e bispo diocesano pelo seu aniversário vitalício.

Pastoral da Comunicação
Diocese de Juazeiro Bahia