segunda-feira, 24 de agosto de 2015

RETIRO DOS SEMINARISTAS COM DOM LUIZ CAPPIO TEM COMO TEMA A ENCÍCLICA LAUDATO SI', DO PAPA FRANCISCO

Nesse final de semana (22 e 23 de agosto), Dom Luiz Cappio*, Bispo da Diocese da Barra/BA, pregou um retiro espiritual para os seminaristas da teologia da nossa Diocese e da Diocese da Barra. O tema do retiro foi "Contemplar Jesus a partir da encíclica Laudato Si' do Papa Francisco".

"Penso que essa encíclica seja a obra prima do Papa Francisco, por isso nós precisamos nos debruçar sobre sua mensagem. Quando imaginaríamos que uma encíclica papal iria tratar sobre ecologia? Isso é um sinal que o problema é de fato muito sério. Precisamos de uma conversão ecológica", disse Dom Luiz em suas meditações.

Durante o retiro, além de momentos de oração, também houve debates. "Um dos pontos que me chamou atenção foi a definição de pecado que o Papa deu na encíclica. Segundo o Papa, nós fomos criados para vivermos numa relação íntima de amor com Deus, com o próximo e com a natureza. O que é o pecado? É a ruptura dessas relações. É tudo aquilo que destrói ou fere a nossa relação com Deus, com o próximo e com a natureza. Dessa forma, compreendemos que destruir a natureza é também pecado, e um pecado grave - pois atinge não só a criação, mas toda a humanidade", ressaltou o seminarista Mirrail Menezes.

"Muitas vezes temos as questões ambientais como sendo coisas chatas, porque nós não entendemos que essas coisas afetam a vida de todos nós... O rio São Francisco mesmo, quem o conhece sabe, o que ele era e o que ele se tornou!", disse Bruno Portela, seminarista da Diocese da Barra.

Estavam presentes os seminaristas da Diocese de Juazeiro: Cícero Diego, Benedito Sirqueira e Mirrail Menezes. Da Diocese da Barra estavam presentes os seminaristas: Leandro Vieira, Bruno Portela, Diego Rodrigues, Felipe Sodré e Romário Vieira.
*Dom Luiz Cappio é o mesmo Bispo que realizou por duas vezes um jejum pelo Rio São Franciso, a favor de sua revitalização e contra os objetivos industrial-econômicos da transposição (que não visava de fato apoiar a população mais pobre do nordeste) - o último desses Jejuns foi realizado no ano de 2007, em Sobradinho/BA.