terça-feira, 20 de outubro de 2015

DNJ - DIA NACIONAL DA JUVENTUDE - 2015

Por Augusto Jackson

Mais de 200 jovens da Diocese de Juazeiro-BA reuniram-se no sábado (04/10) na escola Haydde Fonseca, no bairro João Paulo II, para participar do Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento teve como tema “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc22,27) e o lema “Juventude construindo uma nova sociedade”.

Foi um dia inteiro de formação, partilha, reflexão, oração e evangelização.
Jovens de vários movimentos da Diocese estiveram o dia todo no evento. Pela manhã, ouve animação com os ministérios de música: Anjos cantam, Gerard, Metanóia, Vem pra Jesus (Casa Nova) e depois todos foram para um momento de evangelização pelo bairro. Para Jaqueline Batista, da comunidade católica Shalom, a evangelização foi um dos momentos mais forte do DNJ - “evangelizar é ir ao encontro do outro, e assim nos faz experimentar da misericórdia de Deus” - disse ela.
De acordo com o assessor Diocesano da Juventude, Elio Batista, o intuito do tema foi recordar a presença dos jovens cristãos na sociedade, à luz da Campanha da Fraternidade de 2015, que teve como tema “Igreja e Sociedade” e iluminação bíblica “Eu vim para servir” (Mc 10, 45)”
Pela tarde, a animação ficou por conta do movimento Escalada e em seguida os jovens foram divididos em grupos, para discutir os seguintes temas: espiritualidade juvenil, vocação, igreja/juventude/sociedade e personalização da juventude. Segundo o jovem da Paróquia Santo Antônio, Marcus Wallace, que é membro da Pastoral Universitária, Catequista e Ministro da Eucaristia, é importante ter esse momento, onde os jovens se reúnem para se aprofundar no que é ser cristão e do que é viver a palavra de Deus - “A igreja realmente é jovem, então esse evento é uma forma de estarmos em comunhão com outros movimentos da igreja, com outras realidades que desconhecemos, todos precisam caminhar em uma mesma estrada, pois somos cristãos” - afirma Marcus.
“Enquanto jovem e estando como Assessor Diocesano da Juventude, avalio como positiva e participativa a realização do DNJ 2015. Esperávamos que mais jovens estivessem presentes, mas entendemos que os fatores foram à antecipação do evento que estava anteriormente agendado para 25.10 (realização do ENEM) e a coincidência de datas com outros eventos paroquiais e de pastorais” disse Elio. O assessor ainda prossegue, dizendo - “E quero destacar a algo que sempre me deixar feliz a UNIDADE. Foi visível a mistura, o envolvimento a união dos jovens das diversas expressões juvenis durante o DNJ, como se fosse uma só expressão e de fato somos JUVENTUDE CATÓLICA.”
O DNJ foi encerrado com a animação do ministério “Santos de Calças Jeans”. Apesar do forte calor que faz em Juazeiro, não faltou animação e participação da juventude, que já se preparava para a acolhida da imagem de Nossa senhora Aparecida, na igreja de Santa Maria Goreti, que depois foi em procissão para Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas.

Fotos: Augusto Jackson

Mais fotos, no Facebook da Diocese. Acesse: