quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

DOM JOSÉ GERALDO FALA DA NOMEAÇÃO DO NOVO BISPO COADJUTOR PARA NOSSA DIOCESE

Nesta quarta-feira (17) a nossa Diocese recebeu notícias importantes para todos nós e o futuro da nossa Igreja local. Prestes a completar 75 anos em agosto, nosso Bispo Dom José Geraldo anunciou em entrevista coletiva o nome do seu sucessor: Frei Carlos Alberto Breis Pereira, OFM, de 50 anos, mais conhecido por onde trabalhou como Frei Beto. Na ocasião, nosso bispo falou do significado desse momento para nossa caminhada.
Frei Carlos Alberto foi nomeado pela Santa Sé como Bispo coadjutor da nossa Diocese. Isso significa que ele será auxiliar de Dom José Geraldo até meados de agosto, quando, seguindo o Direito Canônico, o atual bispo, ao completar 75 anos, entregará o posto ao sucessor. “Isso deve acontecer em agosto, mas como acertado com o novo bispo nós vamos juntos trabalhar essa substituição. Quem sabe até participando da organização da festa da padroeira Nossa Senhora das Grotas, este ano”, explicou Dom José Geraldo.
Em mensagem endereçada a todos os fiéis e padres da Diocese, Dom José Geraldo disse que a região ganhará muito com o religioso. Ele acredita que o novo Bispo desenvolverá um bom trabalho na cidade. “A gente não faz o nosso sucessor, mas vocês estão recebendo um grande presente. A gente não ia trazer gente de fora, alheia à nossa realidade nordestina. Antes de assumir, ele não terá autoridade para tomar decisões, pois será nomeado Vigário Geral, para depois assumir como Bispo, mas isso só no dia 8 de agosto”, explicou Dom José Geraldo.
Durante a coletiva, Dom José Geraldo falou sobre seu trabalho à frente da Diocese e disse que pretende continuar na região. “Agora, eu sou juazeirense e é aqui que vou continuar morando. Aprendi a amar esta terra e é aqui que vou morar e ser sepultado” declarou com brilho nos olhos o já saudoso Bispo diocesano.
Como representante maior da Diocese, o Bispo destacou vários trabalhos e conquistas, a exemplo da revitalização de pastorais, o acompanhamento das comunidades e também na questão da regularização fundiária em Juazeiro. Dom José Geraldo destacou ainda a unidade no trabalho da Diocese, como um dos seus maiores legados.
Dom José Geraldo ainda ressaltou a construção da nova Residência Episcopal (casa oficial do Bispo), que está com obras em fase de conclusão e deve ser inaugurada até o final de março próximo, mês em que o novo Bispo deve fazer sua primeira visita a Juazeiro.

Confira abaixo o texto que Dom José Geraldo leu durante a entrevista, dirigindo-se aos padres e fiéis da Diocese:

“Queridos irmãos e irmãs,
Fiéis queridos da Diocese de Juazeiro
Paz!
Minha mensagem a vocês não poderia ser diferente da que acabo de enviar a todos os Padres da Diocese.
Eis que lhes anuncio a boa nova: nesta manhã foi anunciada a nomeação do bispo coadjutor da Diocese de Juazeiro. Trata-se do Reverendo Frei Carlos Alberto Breis Pereira, OFM, atualmente Ministro Provincial da Província Santo Antônio com sede em Recife.
Ele é Franciscano, natural de Santa Catarina, mas há muito tempo, reside no nordeste, Ceará e Pernambuco, sobretudo.
Não é a pessoa que eu tinha sugerido, mas, pelo currículo dele creio que trará grandes esperanças para a nossa diocese e corresponderá certamente ao que nós pensávamos.
É franciscano, deixando-nos muito à vontade às margens do Rio São Francisco. Aliás, ele é originário da cidade de São Francisco do Sul, localizada na ilha de São Francisco. Parece profético!
Em breve teremos mais informações e, logo que possível, estará no meio de nós para que nos conheçamos, juntos, prepararmos a nossa caminhada.
Com minha bênção de Pastor e com todo o meu carinho fraterno,
Dom José Geraldo da Cruz, a.a.
Bispo diocesano de Juazeiro/BA”

Texto: Mirrail Menezes
Fotos: Geania Rocha