segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

CATEQUISTAS DE JUAZEIRO TERÃO ESTUDO SOBRE CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017

Em espírito de conversão, os catequistas e as catequistas de Juazeiro estarão reunidos no próximo dia 04 de março, um sábado, para um estudo sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2017. O encontro acontece no início da Quaresma, tempo litúrgico da Igreja dedicado a uma maior mudança de vida pessoal e comunitária. O encontro acontecerá no Brasinha, ao lado da Catedral, durante a tarde, das 14h às 17h.

Segundo a Coordenação da Catequese em Juazeiro, a Quaresma é um tempo propício para a conversão. "São quarenta dias de um tempo de graça e de benção, marcados pela escuta da palavra, de reconciliação com Deus e com os irmãos. Tempo de oração, de jejum, de disponibilidade e de atenção misericordiosa com os pobres e necessitados", escreveu a equipe em uma carta-convite aos catequistas.

Para ajudar na vivência da conversão quaresmal em sentido comunitário, a Igreja Católica no Brasil, todos os anos, realiza a Campanha da Fraternidade. Nela a Igreja convida o povo de Deus a refletir sobre um tema de relevância social, voltado para as principais situações e problemas enfrentados no país.

Neste ano, a CNBB retoma um tema ligado à realidade socioambiental do Brasil: “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, tendo como lema: ”Cultivar e Guardar a Criação” (Gn 2,15). Com esse tema, a Igreja "dá prosseguimento à reflexões que poderão levar as pessoas a tomarem consciência de que todos somos responsáveis pela preservação da VIDA", escreveu a equipe de catequese.
Equipes de várias paróquias dividiram os trabalhos para a preparação do momento formativo. A assessoria do encontro do dia 04 de março ficará por conta da equipe da Comissão Pastoral da Terra (CPT) diocesana. Confira abaixo, as principais informações:

ESTUDO SOBRE CAMPANHA DA FRATERNIDADE - PARA CATEQUISTAS DO REGIONAL JUAZEIRO:
LOCAL: Brasinha
DATA: 04/03/2017
HORÁRIO: Das 14h às 17h
ASSESSORIA: Equipe da CPT de Juazeiro

DIVISÃO DE TAREFAS:
ACOLHIDA - Catedral
BOAS VINDAS – Santo Afonso
ANIMAÇÃO – Santo Antônio
APRESENTAÇÃO – Nossa Senhora de Fátima
ORAÇÃO INICIAL – Nossa Senhora Aparecida
AVALIAÇÃO – Santa Teresinha
ORAÇÃO FINAL – Cosminho
SECRETARIA – Maurício

AVISOS DA COORDENAÇÃO DE CATEQUESE:
*No final do encontro, será entregue o material sobre a CF para ser trabalhado na catequese
*Todos devem levar Bíblia, papel para rascunho, caneta e algo para partilhar no lanche.

Texto: Mirrail Menezes