quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

PAPA QUER MÚSICAS NOVAS PARA AS MISSAS

O Vaticano quer renovar os cantos durante as liturgia nas Missas, que em geral repetem as mesmas canções e temas, em muitos casos consideradas “desgastadas” pela Santa Sé. Apesar de ressaltar que o repertório tem aumentado nos últimos anos, o Pontifício Conselho para a Cultura admite que “o nível e a qualidade dos cantos são sempre modestos e não respeitam a diversidade cultural”.

As possíveis mudanças nos cantos litúrgicos serão debatidas em um encontro entre os dias 2 e 4 de março, numa mesa chamada “Música e Igreja: Cultura e Cultura em 50 anos de Música Sacra”.

“Não podemos ter medo de discutir a qualidade da música. O encontro não será um tribunal. Vamos discutir, e toda a discussão deve ser o mais universal possível”, disse Carlos Aberto Azevedo, delegado do dicastério vaticano da Cultura.

“O encontro propõe estimular uma reflexão profunda, a nível mundial, litúrgico, teológico e fenomenológico que, além das polêmicas estéreis, possa ser uma proposta positiva para um culto cristão, expressão de louvor a Deus e em concordância com a diversidade dos modelos culturais”, afirmou, por sua vez, o presidente do discastério, cardeal Gianfranco Ravasi.

Com informações de ANSA e Veja.com