terça-feira, 4 de abril de 2017

"FORMAÇÃO PARA A VIDA": ENCONTRO DE COORDENADORES DE CATEQUESE ACONTECE NESTE SÁBADO EM JUAZEIRO

Refletir sobre a Iniciação cristã e os desafios da catequese nas Paróquias da Diocese. É este o objetivo do Encontro para coordenadores de Catequese das Paróquias e Regionais que acontecerá neste sábado (8), durante toda a manhã, no Centro diocesano de Pastoral, em Juazeiro.

SegundMaria do Carmo Dias (Carminha), coordenadora diocesana da Catequese, é essencial que todos os responsáveis pela catequese nas paróquias e regionais estejam presentes para ficar por dentro das novidades com relação à Iniciação à Vida Cristã.

"Toda a nossa catequese deve estar baseada nesse modelo de Iniciação à Vida Cristã. Ou seja, a catequese não é uma "escola" onde a pessoa se prepara para receber um diploma, um sacramento e adeus... É uma formação para a vida, onde a criança, o jovem ou o adulto conhece a Jesus Cristo, torna-se discípulo, discípula dele, muda de vida e passa a viver como cristão, cristã, participante em sua comunidade", explicou Carminha.

Nesse ano uma das metas da catequese na Diocese é implantar o modelo de Iniciação à Vida Cristã em todas as paróquias. Inclusive este será o tema da próxima assembléia dos bispos no Brasil, no fim desse mês. "A edificação do Reino de Deus necessita de cristãos verdadeiros, maduros na fé, e formar esses cristãos é papel da catequese", finalizou Carminha.

Confira a carta-convite escrita pela coordenação diocesana de catequese para esse encontro:

CONVITE:

ENCONTRO COM OS COORDENADORES DE CATEQUESE DAS PARÓQUIAS E REGIONAIS

Catequista - Memória de Deus na Comunidade.
(Papa Francisco)

“Ser discípulo é um dom destinado a crescer. A Iniciação à Vida Cristã dá a possibilidade de uma aprendizagem gradual no conhecimento, no amor e no seguimento de Cristo. Uma comunidade que assume a Iniciação à Vida Cristã renova sua vida comunitária e desperta o caráter missionário” (DAp 291).

Estimados Sacerdotes, Coordenadores Paroquiais e Regionais de Catequese

A Iniciação à Vida Cristã, fundamentada na Palavra de Deus, centrada no Mistério Pascal (Paixão, Morte e Ressurreição), anuncia que o Filho de Deus se encarnou, viveu entre os Homens e mulheres do seu tempo, anunciou o Reino do Pai e para lá retornou prometendo vida eterna para todos. Este ministério de amor, anunciado e vivido por Jesus, é o centro da nossa Vida Cristã.

Temos a alegria de lembrá-los do Encontro das Coordenações das Paróquias e Regionais da Catequese, conforme nossa agenda pastoral.

DIA – 08 de Abril de 2017

LOCAL – Centro Diocesano de Pastoral, Av. Dr Adolfo Viana, Centro, Juazeiro – BA, Próximo à Catedral.

INÍCIO – 8:30h

TÉRMINO – 13h

TEMA – Continuar o Estudo da Iniciação à Vida Cristã, Realidade da Catequese nas Paróquias e Regionais, outros...

PARTICIPANTES – Coordenadores das Paróquias e Regionais