segunda-feira, 3 de abril de 2017

MISSA DA UNIDADE: PADRES DA DIOCESE RENOVARÃO PROMESSAS SACERDOTAIS NESTA QUINTA FEIRA

Os padres da Diocese de Juazeiro estarão reunidos na noite da próxima quinta-feira, 06 de abril, para a renovação de sua caminhada vocacional. É que nesse dia será celebrada a Missa da Unidade, ou Missa dos Santos Óleos. A Eucaristia será presidida pelo bispo diocesano Dom Beto Breis e acontecerá na Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas a partir das 19h30.

Nessa Missa, os padres relembram a instituição do sacerdócio na quinta-feira santa e renovam junto ao bispo a sua entrega a Deus, bem como as promessas sacerdotais. É também nessa Missa que são abençoados os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e é consagrado o óleo do Crisma. Após a celebração eles são levados para as paróquias a fim de serem utilizados nos sacramentos do batismo, crisma, ordem e unção dos enfermos durante o ano.

A celebração também expressa a comunhão diocesana dos padres com o bispo, bem como a unidade de todo o povo de Deus. A Missa dos Santos Óleos, também chamada de “Missa do Crisma” é uma celebração própria da Semana Santa – normalmente celebrada nas catedrais na manhã da quinta-feira santa. Na Diocese de Juazeiro e em outras dioceses do Brasil, por conta da extensão territorial, é transferida para esta semana para não prejudicar a programação das celebrações do Tríduo pascal nas paróquias mais distantes.

Texto: Mirrail Menezes
Imagem: Pascom da Catedral-Santuário N. Sra. das Grotas