sexta-feira, 7 de abril de 2017

MISSA DOS SANTOS ÓLEOS REÚNE PADRES DA DIOCESE EM RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS SACERDOTAIS

Nesta quinta-feira (6), os padres da Diocese de Juazeiro puderam renovar suas promessas sacerdotais diante do Bispo Dom Beto Breis. O ato aconteceu durante a Missa dos Santos Óleos, ou Missa da Unidade, realizada na Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas. A celebração é um dos atos litúrgicos próprios da Semana Santa, mas por conta da extensão geográfica da Diocese foi antecipada.

Durante a homilia, o bispo Dom Beto Breis ressaltou a importância da missão do padre. “O sacerdote é alguém que é configurado de modo particular a Cristo sacerdote e bom pastor. Na leitura de hoje, o Apocalipse lembrou que todo o povo de Deus é sacerdotal. Os padres de uma forma particular, pois são investidos na missão de tornar o bom pastor presente junto a seu povo”, disse.

Dom Beto ressaltou ainda a importância de vivenciar o ministério sacerdotal tendo como referência absoluta a vida e o ministério do próprio Cristo. “Cristo é o nosso principal modelo. Sua vida, seus gestos, suas palavras. Ele é o bom pastor. Ele veio a essa terra não para fazer sucesso, mas para dar a vida. A cruz foi o aparente fracasso de Jesus. Mas foi nela que Ele nos salvou. Essa também é nossa missão”, concluiu.

Quase todos os 31 padres da Diocese e o diácono Diego Monteiro estavam presentes. Não puderam participar os padres Gilvan Régio e João Borges, que se encontram em período de formação fora da Diocese, e os padres missionários Marcos Tillia e Edmundo McCall por conta de problemas de saúde devidos à idade avançada. Todos, entretanto, foram lembrados durante a celebração e os dois últimos homenageados pelos anos de dedicação missionária na Diocese.

Texto: Mirrail Menezes
Fotos: Geania Rocha