sexta-feira, 5 de maio de 2017

APÓS DEBATES SOBRE CRISE NACIONAL E INICIAÇÃO CRISTÃ, ASSEMBLEIA DOS BISPOS ENCERRA-SE NESTA SEXTA (05)

Foram encerrados na manhã desta sexta-feira (05) os trabalhos da 55ª Assembleia Geral da CNBB realizada no Santuário Nacional de Aparecida (SP). O último dia de atividades começou com a Santa Missa, presidida pelo Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Sérgio da Rocha. O bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto Breis, esteve presente desde o início das atividades.

Nesse ano, além de assuntos relacionados à evangelização, a Assembleia foi marcada por fortes discussões sobre a crise social, política e econômica do Brasil. Durante o encontro, os Bispos fizeram dois fortes pronunciamentos a nível social. Na última sexta-feira (28) foi lançada uma “Mensagem aos trabalhadores/as do Brasil” e nesta quinta-feira (04) a CNBB divulgou uma “Nota sobre o Grave Momento Nacional”.

Na nota, a CNBB demonstrou apreensão com a crise ética no país. “O que está acontecendo com o Brasil? (...). Há uma relação promíscua entre interesses públicos e privados (...). O Estado democrático de direito corre riscos. (...) A desilusão política favorece a ascensão de salvadores da pátria e o surgimento de regimes autocráticos”, pode-se ler no documento. “Urge um projeto viável de nação (...). Encontrar uma saída para a sufocante disputa entre a tese neoliberal e neoestadista. (...) A CNBB conclama os católicos à participação”, conclui a nota.

O bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto Breis (à esquerda na foto, ao lado do Bispo de Petrolina, Dom Manuel), participou de todo o encontro.
O tema geral da Assembleia tratou da “Iniciação à vida cristã” e os desafios de formar cristãos maduros na fé através de uma catequese mais profunda, não só focando na formação inicial e sacramental de crianças e jovens, mas também oferecendo uma catequese permanente aos católicos. Ao final do encontro foi aprovado um documento sobre a Iniciação cristã que deverá ser estudado nas Dioceses e paróquias.

Na tarde desta quinta-feira (04) foi realizada uma coletiva de imprensa com a Presidência da CNBB, onde foi feita uma avaliação da Assembleia Geral. Segundo Dom Sergio da Rocha o encontro foi um momento não só de trabalho, mas também de alimentar a espiritualidade e a fraternidade entre os 370 bispos brasileiros. O Presidente da CNBB frisou ainda que neste ano foram lembrados de forma especial os 10 anos da Conferencia de Aparecida e também Ano Mariano.

Texto: Pascom diocesana