quarta-feira, 24 de maio de 2017

ASSEMBLEIA DIOCESANA DAS CEBs REFLETE SOBRE ESPIRITUALIDADE E MUNDO URBANO

A espiritualidade das comunidades no mundo urbano. Esse foi o tema da última Assembleia das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Diocese de Juazeiro, encerrada nesta terça-feira (23). O encontro aconteceu em Carnaíba e contou com a presença de 70 pessoas, com duração de três dias – de 21 a 23 de maio.
“Tivemos uma grande e animada participação e representação da maioria das Paróquias”, relatou a Irmã Elita Jonck, uma das organizadoras da assembleia. “O tema, a espiritualidade das CEBs no mundo urbano, foi refletido com a assessoria de Mônica Muggler, uma das coordenadoras da Escola Missionária do Pe. José Comblin”.
Monica Muggler, assessora do encontro, à esquerda.
Segundo a religiosa, a espiritualidade das CEBs é centrada em Jesus e seu Reino. “É na sua pessoa e na sua prática que nós baseamos nossa prática. Ela é, sobretudo, profética que gera esperança, criativa e responsável pelo cuidado da Casa Comum, a  Terra. A essência de tudo é o amor. Nós, CEBs, somos o lugar da Igreja em saída”, disse Irmã Elita.
Embalados por músicas conhecidas como “o trem das CEBs” e “eu sou feliz é na comunidade”, a assembleia das CEBs da Diocese de Juazeiro aconteceu em preparação para o 14º Intereclesial das CEBs que acontecerá no ano que vem em Londrina, Paraná. O tema será “As CEBs e os desafios do mundo urbano”.
Texto: Pascom diocesana (com ajuda da Irmã Elita Jonck, FE)
Fotos: Irmã Elita Jonck e Irmã Maria Besen, FE