segunda-feira, 15 de maio de 2017

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ É TEMA DE ENCONTRO DA COORDENAÇÃO DIOCESANA DE CATEQUESE

Refletir sobre a iniciação à vida cristã. Esse foi o objetivo da última reunião realizada pela coordenação diocesana de Catequese. O encontro aconteceu na cidade de Casa Nova na última quarta-feira (10), contando com a presença de representantes de várias paróquias e de alguns padres da Diocese.
Na reunião, os participantes estudaram o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA), livro litúrgico da Igreja apropriado para preparar o batismo, a confirmação (crisma) e a primeira eucaristia de adultos. Inspirado na catequese como era feita na época dos primeiros cristãos, o RICA baseia-se no catecumenato, período no qual os adultos ainda não batizados se preparavam para tornarem-se cristãos.
Na Igreja antiga, essa preparação chegou a durar um período de cerca de três anos, o que incluía formação bíblica, catequética, momentos litúrgicos e de oração. De forma particular, era um tempo em que os catecúmenos eram inseridos na vida comunitária da Igreja. Assim, os sacramentos não eram apenas um rito isolado da vida, mas a expressão de uma adesão à Cristo e à comunidade dos discípulos.
O estudo do RICA teve como objetivo também responder ao apelo da Igreja no Brasil que aprovou na última Assembleia dos Bispos da CNBB, encerrada neste mês, um documento sobre a Iniciação cristã.
Pascom diocesana