terça-feira, 23 de maio de 2017

INTEGRAÇÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS: PASCOM DIOCESANA PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL

Visando aprofundar a formação e ampliar a troca de experiências, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Juazeiro participou neste final de semana, de 19 a 21 de maio, do 5º Encontro Regional da Pascom promovido pela CNBB Regional Nordeste 3. O Encontro aconteceu em Salvador, reunindo os coordenadores das Dioceses da Bahia e Sergipe.
Os debates foram assessorados pela coordenadora da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal (RN), Cacilda Medeiros, que tratou das formas possíveis de articular a Pascom nas paróquias, Dioceses e também a nível Regional. Segundo Cacilda, “a Pascom tem ações específicas ligadas a outras pastorais. Estamos a serviço dos outros, evangelizando e construindo comunhão”.
A formação aconteceu no Instituto Frei Ludovico. Participaram 18 membros novos e antigos da Pascom de 12 Dioceses do nosso Regional. Entre eles, 4 sacerdotes que assessoram ou coordenam a comunicação em Igrejas diocesanas.
Na abertura, o bispo de Barreiras e referencial para a Pastoral da Comunicação no NE3, Dom Josafá, que também participou do encontro, refletiu sobre a 51ª Mensagem para o Dia Mundial para as Comunicações, escrita pelo papa Francisco este ano (clique aqui). Dom Jasafá explicou que Francisco convida, sobretudo aos profissionais que trabalham com os meios de comunicação, a selecionarem bem os fatos que são abordados em seus veículos, bem como a perspectiva com a qual esses acontecimentos são abordados. “Os óculos adequados para decifrar a realidade só podem ser os da Boa notícia”, disse Dom Josafá, recordando a mensagem do Papa.
As atividades foram encerradas com uma palestra da advogada Taciane Barros sobre legislação e mídia, destacando os crimes que são cometidos na internet. O objetivo foi tomar conhecimento e tirar dúvidas sobre os crimes que podem ser cometidos contra a honra (calunia, difamação e injúria), bem como a responsabilidade civil no âmbito das redes sociais, muitas vezes ignorada por quem utilizar a internet, mesmo para evangelizar.

O encontro terminou com a meta de iniciar o planejamento de um mutirão de comunicação envolvendo todos os agentes da Pascom do Regional Nordeste 3. Além disso, o desejo é que a partir de agora possam ser fortalecidas as sub-regiões pastorais para que, integrados e bem formados, possamos realizar ainda melhor a importante missão da Pastoral da Comunicação em nossas comunidades.
Texto: CNBB NE3 e Pascom diocesana
Fotos: Integrantes da Pascom da CNBB NE3