quinta-feira, 25 de maio de 2017

NA VII ROMARIA EM DEFESA DA VIDA, POPULAÇÃO ALERTA SOBRE IMPACTOS DA MINERAÇÃO EM CAMPO ALEGRE

Cerca de 1.500 romeiros/as participaram, no último domingo (21), da VII Romaria em Defesa da Vida, no município de Campo Alegre de Lourdes. A Romaria, que teve como tema “Caatinga: cultivar e preservar para viver”, chamou a atenção da população campo-alegrense para a defesa da natureza, dos territórios e dos povos. Nos depoimentos, os romeiros/as expressaram muita preocupação com os impactos da extração de minérios, já que 82% do município está mapeado para pesquisas em mineração.  
“A Romaria é uma oportunidade que nós temos para nos orientar, compartilhar situações. Estamos passando por momentos muito difíceis, principalmente, relacionados a empresas de mineração e a forma que elas chegam nas comunidades”, disse o presidente da Associação de Fundo de Pasto de Angico dos Dias e Açu, Ednei Soares. Na comunidade de Angico dos Dias  vivem cerca de 400 famílias que passaram a enfrentar sérios problemas de saúde e conflitos de terra e água, após a chegada a de uma mineradora no local.
A agricultura Marineide Soares, do fundo de pasto São Gonçalo, destacou a grande participação da população na Romaria, principalmente dos jovens. “Isso é muito importante para nós que estamos sofrendo com grileiros, desmatamento e destruição da Caatinga”, ressaltou. Para o professor Deusvaldo Almeida, a intensa participação da população na Romaria “mostra que as pessoas estão preocupados com a defesa da vida e com a preservação do meio ambiente”.
A VII Romaria em Defesa da Vida foi organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e pelo Fórum de Entidades Populares de Campo Alegre de Lourdes. O padre Bernardo Hanke conduziu a celebração. “A Caatinga é o nosso chão, nós temos a nossa raiz aqui, ela nos dá vida”, afirmou Hanke. Apresentações de poesias, música e cordel também fizeram parte da VII Romaria em Defesa da Vida. 
Comunicação CPT Juazeiro

 

Assine a nosso Email

Contate o nosso Email:

pascom.diocesejuazeiroba@gmail.com

Tema Campanha da Fraternidade 2017

"Biomas brasileiros e defesa da vida."