segunda-feira, 5 de junho de 2017

FESTA DO DIVINO EM JUAZEIRO: "O ESPÍRITO SANTO NOS ANIMA PARA A MISSÃO"

“Assim como os grãos de trigo precisam da água para ser unidos e tornarem-se um só pão, nós precisamos da água viva que é o Espírito Santo para sermos um só corpo”. Com essa comparação Dom Beto Breis falou sobre o Espírito Santo na homilia da Missa festiva de Pentecostes na noite deste domingo (04) na Praça da Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas. O local estava repleto de fiéis, grande parte vestidos de vermelho, para homenagear a vinda do Paráclito e o dia do nascimento da Igreja.
A festividade de Pentecostes no centro de Juazeiro começou com uma procissão organizada pela Paróquia da Catedral, nas proximidades do bairro São Geraldo. Animados pelo ministério de música, o povo de Deus seguiu em caminhada iniciada às 17h30. Bandeiras brancas e vermelhas tremulavam nos ares, enquanto eram cantados hinos ao Divino. Várias casas ornamentadas com tecidos vermelhos e símbolos religiosos contribuíram para embelezar a procissão. No cortejo, vários grupos também levavam estandartes, bandeiras e faixas lembrando os dons do Espírito Santo.
Segundo o Pároco da Catedral, Pe. Josemar Mota, essa festa representa não só a celebração de um dia importante, mas toda uma caminhada missionária. “A Bandeira do Divino Espírito Santo durante um ano percorre varias comunidades, ruas, visitando diversas famílias. A festa do Divino é a coroação dessa missão evangelizadora, pois celebra o amor de Deus derramado em nossos corações. Por meio da força do Espírito Santo nos tornamos testemunhas de Jesus Ressuscitado”, disse.

Ao final da Missa solene, presidida pelo nosso Bispo diocesano Dom Beto Breis, a Bandeira do Divino foi repassada ao casal que irá coordenar as visitas missionárias às famílias até a festa do ano que vem. "É o Espírito Santo que nos anima para a Missão. A Igreja nasceu quando tornou-se missionária", explicou Dom Beto na homilia, frisando a necessidade de todos nós nos tornarmos missionários, motivados pela força do Espírito Santo.
Texto e fotos: Mirrail Menezes e Geania Rocha (Pascom diocesana)