quarta-feira, 21 de junho de 2017

PADRE JOSÉ ERIMATÉIA LANÇA LIVRO SOBRE IGREJA MATRIZ DE UAUÁ

No último domingo (18) a Igreja matriz de Uauá foi palco do lançamento do primeiro livro que conta seus mais de 90 anos de história. A obra é de autoria do Padre José Erimatéia, pároco de Uauá, e também explica o significado dos seus espaços litúrgicos. O livro é o segundo do sacerdote a tratar sobre a história religiosa de Uauá e visa levar o povo a conhecer melhor suas raízes culturais e cristãs. 
“A ideia de escrever esse livro veio da pesquisa que gerou o primeiro livro sobre a Entrega de Ramos. Na ocasião, vimos que não havia muita coisa escrita sobre a história da igreja matriz. No ano passado celebramos seus 90 anos, então achei que seria importante deixar esse registro”, explicou o padre. “Conhecer a nossa história religiosa é algo importante para o amadurecimento da fé. Não produzimos a fé por nós mesmos, mas a recebemos como um presente das gerações que nos precederam”.
O livro “Igreja matriz de Uauá: sua história e seus espaços” é dividido em duas partes. A primeira é mais histórica, fala da origem da igreja matruz, os padres que assumiram a paróquia e concluíram a obra. “Fala ainda da importância da igreja-povo, pois é o povo que dá sentido ao templo de pedra”, disse o padre. A segunda parte aborda os espaços da igreja, tanto os mais antigos, quanto aqueles que foram inseridos com as mudanças litúrgicas. “Cada espaço é apresentado com uma foto e a devida explicação”, ressaltou. 
A restauração e o livro
A igreja matriz de Uauá completou 90 anos no ano passado e passou por uma grande restauração recentemente. De acordo com o padre, alguns espaços precisaram ser inseridos para adequar o templo à renovação litúrgica pedida pela Igreja. “Agora temos uma capela do santíssimo, o espaço dos cantores, a capela da reconciliação, uma sala das imagens e o local do Cristo morto. Tudo isso também é explicado no livro. É uma forma também de homenagear esses mais de 90 anos de fé que essa igreja representa”, finalizou Pe. José Erimatéia. 
Texto: Pascom diocesana / Fotos: Pascom de Uauá

 

Assine a nosso Email

Contate o nosso Email:

pascom.diocesejuazeiroba@gmail.com

Tema Campanha da Fraternidade 2017

"Biomas brasileiros e defesa da vida."