sexta-feira, 28 de julho de 2017

CATEQUESE DIOCESANA IMPLEMENTA MODELO DE INICIAÇÃO CRISTÃ NAS PARÓQUIAS

Uma catequese mais litúrgica, comunitária e com maior participação das famílias. É com o objetivo de alcançar essa meta que a Pastoral catequética diocesana está trabalhando para implantar em toda a Diocese o modelo de Iniciação à vida cristã. No último domingo (23) os catequistas das Paróquias de Juazeiro estiveram reunidos durante todo o dia para um momento de formação sobre o tema. A assembleia foi assessorada pelo Pe. José Erimatéia, responsável pela Pastoral Litúrgica na Diocese, e pelas Irmãs Maria e Elita, da Fraternidade Esperança.
“Houve uma boa participação dos catequistas. Pela manhã, tivemos uma parte teórica sobre as etapas do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (o RICA), os tempos, e como acontecem as celebrações. Durante a tarde, foi a parte prática, onde praticamos as celebrações da Iniciação, como a entrada no catecumenato e a entrega dos símbolos: a cruz, o pai nosso e o credo”, explicou Maria do Carmo Rodrigues, Carminha, coordenadora diocesana da catequese.
Segundo Carminha, a tomada do modelo de iniciação cristã na catequese implicará algumas mudanças no modo como ela é feita na Diocese. “A catequese no modelo de Iniciação cristã se torna mais litúrgica, comunitária, tem maior participação das famílias. Vamos sair de uma catequese de instrução para uma catequese mais vivencial. Pedimos o envolvimento de todos os catequistas e paróquias nessas formações para que todos possam viver esse novo tempo”, disse.
Atualmente a Pastoral catequética diocesana está promovendo estudos nas paróquias e regionais da Diocese a fim de implementar o novo modelo. A base dessa mudança será o documento lançado pela CNBB esse ano sobre a Iniciação cristã. “Na próxima Assembleia Diocesana de Pastoral, em novembro, toda a Diocese vai se envolver para estudar esse documento da CNBB. Teremos como assessor o Padre Antonio Francisco Lelo, especialista em iniciação cristã”, finalizou Carminha.

Texto e Fotos: Pascom diocesana 

 

Assine a nosso Email

Contate o nosso Email:

pascom.diocesejuazeiroba@gmail.com

Tema Campanha da Fraternidade 2017

"Biomas brasileiros e defesa da vida."