quinta-feira, 6 de julho de 2017

CELEBRAMOS HOJE OS 22 ANOS DA PÁSCOA DEFINITIVA DE DOM TOMÁS, 1º BISPO DA DIOCESE DE JUAZEIRO

Hoje, 6 de julho, celebramos os 22 anos da páscoa definitiva de Dom Tomás Guilherme Murphy, o primeiro Bispo da Diocese de Juazeiro Bahia. Neste ano em que, como Diocese, celebramos o centenário do seu nascimento (10 de dezembro de 1917) e aguardamos o translado de seus restos mortais para Juazeiro, vale a pena lembrar um pouco da sua trajetória.

Dom Tomás nasceu nos Estados Unidos e ainda adolescente entrou no seminário da congregação dos Missionários Redentoristas. Em sua vida pastoral serviu como missionário no Amazonas por 13 anos, desenvolvendo uma fecunda obra de evangelização como pároco, pregador de Missões Populares e vice-provincial de sua família religiosa.
Em 1958, foi escolhido para ser um Sucessor dos Apóstolos, recebendo a Ordem Episcopal a 02 de janeiro de 1963, tornando-se então o primeiro Bispo da Diocese de Juazeiro/BA.
Seu trabalho em Juazeiro foi baseado em um tripé de prioridades: evangelização e catequese (anúncio da Palavra), liturgia (relacionamento com Deus) e ação social (dimensão da Caridade e da Promoção humana).
Em 12 anos exerceu o pastoreio nesta Igreja local. Aqui sua memória permanece viva entre o povo, não só pelos trabalhos feitos, mas igualmente por sua gentileza, humanidade e profunda espiritualidade.
Todos que conheceram Dom Tomás, tiveram a impressão de conviver com um homem santo. Sua causa de beatificação está aberta no Vaticano, e todos devemos rezar pedindo graças por intercessão de Dom Tomás. Faleceu em 6 de julho de 1995, uma quinta feira, dia este dedicado a Eucaristia, da qual foi muito devoto.
Santa Missa na Catedral
Hoje (06) uma Missa será celebrada na Catedral Santuário N. Sra. das Grotas lembrando os 22 anos da Páscoa definitiva de Dom Tomás. A celebração também será em ação de graças por tudo o que foi realizado em nossa Diocese durante o pastoreio do nosso 1º Bispo.
Texto: Pascom da Catedral | Pascom diocesana  / Imagem: Pascom da Catedral