segunda-feira, 17 de julho de 2017

“COMUNIDADE DE COMUNIDADES”: PARÓQUIA DE CASA NOVA REALIZA ENCONTRO COM COMUNIDADES DA ZONA URBANA

Neste domingo (16), a Paróquia de Casa Nova realizou um encontro com animadores de comunidades e membros de pastorais e movimentos da zona urbana do município. No encontro, aconteceram momentos de espiritualidade e estudo do Documento da CNBB “Comunidade de Comunidades: uma nova Paróquia”, onde os participantes puderam, junto com os padres, reavaliar a caminhada missionária na cidade. As atividades aconteceram no Centro de Treinamento paroquial durante todo o dia.
O encontro começou às 7h, com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de São José Operário, no centro de Casa Nova, presidida pelo Pe. Aluísio Borges. Após a Missa, os participantes se dirigiram ao Centro de Treinamento onde aconteceu o café e logo após a oração inicial. A parte da manhã foi dedicada, sobretudo, ao estudo do documento “Comunidade de Comunidades”, da CNBB, assessorado pelo seminarista e coordenador da Pascom diocesana, Mirrail Menezes.
No estudo, foram ressaltados diversos pontos do documento, como a realidade atual marcada pela mudança de época, o secularismo, a liquidez das relações, como também o desafio de sermos uma Igreja mais missionária, misericordiosa e testemunha de fraternidade. Após o estudo, os participantes dividiram-se em grupos para confrontar o que foi visto com a realidade paroquial.
Durante a tarde, os padres Aluísio e Amâncio conduziram momentos mais práticos, como os novos planos e ações da Paróquia e a estruturação dos Conselhos comunitários e do CPP (Conselho Paroquial de Pastoral). “Momentos como esse são importantes para a caminhada da Paróquia porque nos ajudam a rever e melhorar a caminhada”, ressaltou Pe. Aluísio Borges.
Pascom diocesana