segunda-feira, 14 de agosto de 2017

PADRE TIAGO DESPEDE-SE DA PARÓQUIA DE FÁTIMA NA FESTA DE IRMÃ DULCE

Este final de semana foi marcado pela alegria da festa e pela dor da despedida na Paróquia N. Sra. de Fátima em Juazeiro. É que neste domingo (13), durante a celebração da festa da Beata Irmã Dulce – na recém-construída igreja dedicada à religiosa baiana – Pe. Tiago Milan despediu-se da comunidade local para iniciar uma nova etapa em sua caminhada. Pe. Tiago partirá para a Espanha. Pe. Carlos Palácios assumirá a Paróquia até a chegada dos Missionários Redentoristas, prevista para o início de 2018.
Pe. Tiago agradece à comunidade ao final da celebração
A festa da Beata Irmã Dulce, na comunidade do Residencial São Francisco, foi presidida pelo nosso bispo Diocesano Dom Beto Breis. O festejo começou com a procissão, às 18h30, e foi encerrado com a Missa festiva. A igreja, inaugurada na semana passada (foto abaixo), ficou lotada de fiéis, que se encantaram com a beleza e o tamanho do templo, construído com a dedicação de todos, em diversos mutirões.
A comunidade Irmã Dulce começou suas atividades de modo muito simples. As reuniões ocorriam em uma capela improvisada, feita com materiais recicláveis entre dois prédios do residencial, que faz parte do Projeto Minha Casa Minha Vida. Com seis anos de caminhada e muita perseverança, Pe. Tiago concluiu o trabalho iniciado na comunidade, deixando a igreja pronta.
Dom Beto agradeceu ainda a presença das Irmãs de S. Carlos Borromeu,
que trabalham na Paróquia de Fátima
Ao final da celebração, todos agradeceram ao trabalho desenvolvido pelo Pe. Tiago: “o senhor será sempre bem vindo aqui”, disse Eulinda Santana, representando a comunidade. Dom Beto Breis também aproveitou a ocasião para agradecer ao Padre pela ação missionária e pelo zelo pastoral e parabenizou também à comunidade e à paróquia pela perseverança na caminhada. “Fico feliz em ver uma igreja nova construída, ela é sinal que existe uma igreja viva que se compromete e que quer viver como comunidade dos discípulos de Jesus”, ressaltou.
Pe. Tiago Milan
Pe. Tiago Milan é missionário espanhol e faz parte do Instituto Espanhol de Missões Estrangeiras (IEME), voltado para padres diocesanos que querem ser missionários. Ano passado completou 50 anos de vida sacerdotal e este ano recebeu o título de cidadão juazeirense pelo trabalho desenvolvido junto às pastorais sociais. Ele irá para a Espanha, onde ficará um tempo indeterminado, mas ainda pode retornar ao Brasil.
Paróquia N. Sra. de Fátima e os Redentoristas
No ano que vem a Paróquia N. Sra. de Fátima, cuja matriz fica no bairro Alto da Aliança, em Juazeiro, passará a ser administrada pelos Missionários Redentoristas, congregação à qual pertenciam nossos primeiros dois bispos, Dom Tomás Murphy e Dom José Rodrigues.
Os Redentoristas são uma congregação de Padres e Irmãos, fundados por Santo Afonso Maria de Ligório, que tem como carisma a evangelização dos mais pobres, a realização de Missões e o cultivo da religiosidade popular. É a mesma congregação responsável hoje pelo Santuário Nacional de Aparecida (SP), pelo Santuário de Bom Jesus da Lapa (BA) e pelo Santuário do Divino Pai Eterno (GO).

Texto: Pascom diocesana | Fotos: Comunidade Ir. Dulce