segunda-feira, 14 de agosto de 2017

UM FINAL DE SEMANA PRO-VOCANTE

Pro-vocação: “ato ou processo de tentar causar uma reação; estimulação, incitamento, desafio”. No mês vocacional, nada mais apropriado. Se vocação (do latim vocare) quer dizer chamado, tudo o que mais necessitamos é de acontecimentos que nos pro-voquem. Que nos convidem a sair do nosso comodismo a fim de responder ao Deus que é o primeiro a nos propor um chamado, a nos pro-vocar. Foi o que vivemos na Diocese de Juazeiro neste final de semana.
Na sexta-feira (11) começou a primeira pro-vocação: o Despertar Vocacional diocesano que reuniu cerca de 30 jovens que se sentem atraídos à vida sacerdotal e à vida consagrada para um tempo forte de convívio e discernimento. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento de Carnaíba sob o lema “Eis-me aqui. Faça-se” até este domingo (13).
O sábado (12) foi marcado de forma especial pela celebração dos 50 anos de Vida Religiosa Consagrada da catarinense Irmã Maria Besen, da Fraternidade Esperança. “Sua generosa e incansável dedicação e sua alegria contagiante são um testemunho eloquente entre nós”, expressou Dom Beto Breis, nosso bispo diocesano, durante a Missa de ação de graças, celebrada na Comunidade São Pedro, no bairro Novo Encontro em Juazeiro.
A fé "não é um refúgio para gente sem coragem, mas a dilatação da vida: faz descobrir uma grande chamada — a vocação ao amor — e assegura que este amor é fiável, que vale a pena entregar-se a ele, porque o seu fundamento se encontra na fidelidade de Deus, que é mais forte do que toda a nossa fragilidade" (Papa Francisco, Lumen fidei, 53).
Esta é a pro-vocação que Deus nos faz: o desafio de amar. Seja na vida laical, no matrimônio, na vida consagrada ou no ministério ordenado, o que Deus espera de nós – sua Igreja, seu povo, seus amigos – é que não tenhamos medo de amar. De ofertar o que há de melhor em nós mesmos para Ele e para os irmãos. Como consequência, Ele nos oferta aquilo que de melhor há nEle mesmo: “que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa” (Jo 15,11).
Texto e fotos: Pascom diocesana